Nomeação

Dom Paulo Romeu é o novo bispo da Diocese de Jequié (BA)

Nomeação do Papa foi divulgada nesta quarta-feira, 13; Diocese de Jequié estava vacante desde julho de 2019

Da redação, com CNBB

Dom Paulo Romeu Dantas Bastos /Foto: CNBB

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 13, Dom Paulo Romeu Dantas Bastos, atual bispo de Alagoinhas (BA), para a diocese de Jequié (BA). A diocese estava vacante desde 10 de julho de 2019 com a nomeação de Dom José Ruy Gonçalves Lopes para o governo pastoral de Caruaru (PE).

Currículo e trajetória eclesial

Dom Paulo Romeu Dantas Bastos nasceu no dia 20 de agosto de 1955 em Nova Soure (BA). Cursou o ensino fundamental em sua cidade natal e o ensino médio em Alagoinhas (BA). Fez curso técnico em Agropecuária na escola agrícola de Catu (BA) e foi nomeado em concurso público na Embrapa de Barreiras, onde anos depois ingressou no seminário.

Cursou Filosofia no Seminário Central da Bahia e Teologia no Seminário de Viamão (RS). Foi ordenado sacerdote aos 18 de maio de 1985, na cidade de Barreiras. Como padre, exerceu os seguintes ministérios: vigário paroquial na paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Formosa do Rio Preto (BA) de 1984 a 1985; vigário paroquial de São Sebastião em Barreiras de 1986 a 1987; vigário paroquial de Senhora Santana em Riachão das Neves (BA), de 1987 a 1991; pároco da catedral de São João Batista em Barreiras, desde 1992 até a indicação ao episcopado.

Na diocese de Barreiras também foi coordenador diocesano da Pastoral da Juventude e coordenador diocesano de pastoral, de 1987 a 1996; Diretor espiritual diocesano e do regional Nordeste 3 do encontro de Casais com Cristo (ECC); vigário geral da diocese de Barreiras a partir de 1997 até ser nomeado bispo diocesano de Alagoinhas.

No dia 24 de abril de 2002, o Papa João Paulo II o nomeou como bispo diocesano de Alagoinhas. Sua sagração episcopal foi realizada em Barreiras no dia 27 de julho de 2002 pela imposição das mãos do então bispo dom Ricardo Weberberger. A posse em Alagoinhas aconteceu em 22 de agosto do mesmo ano.

Saudação da CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou saudação ao novo bispo de Jequié (BA). Confira, abaixo, o texto na íntegra:

Saudação a dom Paulo Romeu Dantas Bastos

Brasília-DF, 13 de janeiro de 2021

Estimado Dom Paulo Romeu Dantas Bastos,

A Conferência Nacional dos Bispos Brasil (CNBB) recebe com alegria a sua nomeação como novo bispo da diocese de Jequié (BA), divulgada nesta quarta-feira, 13 de janeiro. Agradecemos ao Papa Francisco por mais esta nomeação que fortalecerá a presença da Igreja no regional Nordeste 3 da CNBB.

Enaltecemos e agradecemos seu pastoreio como terceiro bispo de Alagoinhas, diocese que nasceu marcada pelo Concílio Vaticano II, uma Igreja que caminha com seu povo à procura do Reino, assume caminhar na vivência dos sacramentos, na formação de comunidades e na busca da superação de problemas socioeconômicos.

Acolhendo sua nomeação para a diocese de Jequié (BA), pedimos as bênçãos e proteção de Santo Antônio de Pádua, seu padroeiro, nesta sua nova missão.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo