América Latina e Caribe

Diocese de Lorena realiza formação virtual sobre Assembleia Eclesial

Objetivo é explicar o que é a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe e como participar da fase de escuta que está em andamento

Julia Beck
Da redação, com informações do Celam

Pode ser uma imagem de 3 pessoas e texto que diz "Formação Diocesana PARA o PROCESSO DE ESCUTA DA ASSEMBLEIA ECLESIAL DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE PE. ANDERSON COORDENADOR DIOCESANO DE PASTORAL DOM JOAQUIM WLADIMIR BISPO DIOCESANO MAURO ROCHA MEDIADOR 20H 21 DE JULHO f DIOCESE LORENA Pascem DIOCESEDE"

Divulgação: Pascom Diocese de Lorena

Uma formação virtual de preparação para a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe será realizada nesta quarta-feira, 21, pela Diocese de Lorena. A Assembleia acontecerá de 21 a 28 de novembro na Cidade do México, convocada pelo Conselho Episcopal Latino Americano (Celam).

O coordenador diocesano de Pastoral, Padre Anderson Luiz Sousa, e o bispo diocesano, Dom Joaquim Wladimir Lopes conduzirão a formação mediados pelo leigo Mauro Rocha.

Leia também
.: Igreja latino-americana segue itinerário espiritual para Assembleia Eclesial

Segundo o presbítero, o objetivo da live é de explicar para os membros da diocese o que é a assembleia, o seu propósito e como os membros do clero, religiosos e religiosas, leigos e leigas podem participar.

Fase de escuta

Atualmente, a Igreja na América Latina e Caribe vive a fase de escuta do povo de Deus. Esta etapa foi organizada pelo Celam.

O objetivo dessa preparação é “gerar diversos diálogos e atividades que serão o fio condutor de todo o processo de discernimento até e durante a Assembleia”, informou o conselho. O período de escuta seria concluído em julho, mas foi prorrogado até agosto.

“O Papa quer escutar a Igreja. O primeiro passo é esse processo de escuta em todas as paróquias, grupos e movimentos, além de uma escuta do clero”, informou padre Anderson.

Nessa escuta, o sacerdote sublinhou que o Papa quer opiniões sobre a realidade. É também o objetivo pontuar os atuais desafios enfrentados pela Igreja, sobretudo com a pandemia.

O objetivo desta fase, prosseguiu o presbítero, é encontrar pistas e caminhos para uma nova pastoral que responda aos atuais desafios.

Assembleia em chave sinodal

“O Papa deseja uma assembleia em chave sinodal”, afirmou o coordenador diocesano de Pastoral da Diocese de Lorena.

Esta vertente, explicou o sacerdote, quer dizer que a assembleia deseja contar com a participação dos leigos. “Francisco deseja ouvi-los”, reforçou.

Conferência de Aparecida e magistério do Papa Francisco

Outra característica da Assembleia Eclesial, segundo padre Anderson, é que serão aprofundados os novos desafios à luz da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, realizada em Aparecida (Brasil), em 2007.

O magistério do Papa Francisco também será um guia. O presbítero pontuou que os documentos Evangelii Gaudium e Laudato Si, do Santo Padre, serão destaques.

Sobre a Assembleia

A Assembleia Eclesial foi apresentada no dia 24 de janeiro, na Basílica de Guadalupe, na Cidade do México. Na data, foi celebrado o Domingo da Palavra e o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

“Somos todos discípulos missionários em saída” é o lema da assembleia que estará em comunhão com o Papa Francisco. O objetivo é discernir os novos caminhos que a Igreja na América Latina e no Caribe deve percorrer para responder aos desafios pastorais atuais. 

No dia 25 de janeiro, um dia após a apresentação da Assembleia, o Pontífice divulgou uma mensagem a Dom Miguel Cabrejos Vidarte, arcebispo de Trujillo e presidente do Celam.

Em um vídeo, o Santo Padre afirmou que este é um tempo que abre novos horizontes de esperança. O Papa destacou critérios para acompanhá-los neste tempo.

“Que esta Assembleia não seja uma elite separada do santo povo fiel de Deus. (…) Não se esqueçam, somos todos parte do povo de Deus, somos todos parte dele. O povo de Deus que é infalível “in credendo”, como nos diz o Concílio, é o que nos dá a pertença”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo