Reconhecimento

Coordenador da Pascom da Diocese de Lorena vence concurso da CNBB

Identidade visual criada pelo jovem vai ilustrar todas as peças celebrativas do 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Da redação, com Diocese de Lorena

Phelipe Carvalho /Foto: Pascom

O coordenador da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Lorena, o designer Phelipe de Carvalho Souza venceu o concurso nacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que elegeu a identidade visual do 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

O jovem, que também atua na Paróquia Imaculada Conceição, na cidade de Cruzeiro, se inspirou no Evangelho citado pelo Papa Francisco na mensagem para a data deste ano: “O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o que é bom; e o mau, do mau tesouro, tira o que é mau; pois a boca fala da abundância do coração”. O cartaz escolhido pela comissão julgadora irá ilustrar todas as peças para o Dia Mundial das Comunicações Sociais que, neste ano, será celebrado no dia 21 de maio.

Souza contou que é a primeira vez que participa do concurso. “Quando foi lançado o tema da mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano, tive a ideia e resolvi me inscrever. A inspiração veio sobretudo de uma frase do evangelho que o Papa Francisco usa na mensagem ‘a boca fala daquilo que o coração está cheio’. Essa é uma motivação que eu levo pra minha vida, uma das passagens que mais gosto no Evangelho. Então, eu não podia deixar de participar. Mas sendo sincero, jamais achei que teria chance.”

Processo criativo e resultado final

Sobre o processo criativo, o designer afirmou que buscou expressar que do coração pode brotar muitas coisas boas, basta saber qual a estrada que abre esse caminho. “No centro, a pessoa de Jesus, representado na cruz, nos oferece o modelo claro de tudo aquilo que precisamos plantar em nós para oferecer bons frutos”, destacou. Ainda sobre a mensagem, Phelipe comenta o itinerário que o Papa Francisco tem proposto à comunicação: acolher, escutar e saber falar.

A figura do coração, em traços realísticos, representa cada pessoa. O coração uma estrada, caminho aberto para acolher a verdade. A estrada é também o próprio Cristo, caminho, verdade e vida. Vida que é representada por tudo o que brota e sai do coração, representada pela natureza. A natureza, com traços e cores abrasileirados, representa as belezas do país e recorda a Amazônia. Um coração aberto, oferece aos demais os tesouros que traz dentro, ao mesmo tempo que convida outros a conhecê-lo, como quem diz: vem, entre, veja a minha verdade, caminhe por essa estrada da minha experiência humana e divina. O fundo amarelo, como o ouro – assim como na bandeira do Brasil – traz as palavras chave da mensagem do Papa: comunicar cordialmente, procurar a verdade, olhar uns para os outros, purificar o coração, testemunhar a verdade, dialogar pacificamente.

Cartaz desenvolvido por Phelipe Carvalho /Imagem: Divulgação Diocese de Lorena

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo