Dia celebrativo

Com Missa na Catedral, diocese de Lorena (SP) celebra sua padroeira

Celebração solene reuniu os padres da diocese, o bispo emérito, Dom Beni dos Santos, e o atual bispo, Dom Joaquim Wladimir

Mauriceia Silva
Da Redação

Santa Missa presidida por Dom Joaquim Wladimir / Foto: Leonardo Henrique – Pascom Lorena

Nesta segunda, 15, dia da Assunção de Nossa Senhora, a diocese de Lorena (SP) celebra sua Padroeira, Nossa Senhora da Piedade. A celebração solene reuniu os padres da Diocese, o bispo emérito, Dom Beni dos Santos; e o atual Bispo, Dom Joaquim Wladimir. 

Na homilia, Dom Wladimir comentou o fato da celebração ocorrer no mesmo dia da Assunção de Nossa Senhora. “Não se pode separar a senhora da Piedade, da Senhora da Glória. Nossa Senhora, aquela que participou de um modo tão profundo e único do sofrimento da Paixão de Cristo, foi também a primeira a participar da glória da sua ressurreição.” 

Dom Wladimir também recordou a o relato bíblico da Visitação e o que isso pode nos ensinar. “A partir do Evangelho que acabamos de acolher, vemos que, logo após a Anunciação, Maria saiu apressadamente à casa de Izabel e Zacarias, trata-se da pressa da missionária, daquela que tem necessidade de dar logo uma alegre notícia, uma notícia importante, uma notícia de esperança e de salvação eterna. Pois ela levava agora em seu ventre o próprio redentor da humanidade.” 

“O evangelho coloca-nos perante a dinâmica que o Senhor gera, cada vez que nos visita, primeiro Ele bate à porta do nosso coração para entrar e para morar, depois ardentemente, nos leva a sair de casa, nos impele à missão”, acrescentou.

Sobre a imagem de Nossa Senhora da Piedade

A imagem do fundo da catedral está no porto de Guaipacaré desde 1705. A devoção nasceu no local onde hoje é a Catedral, no início de 1700, onde foi construída uma capela dedicada à Nossa Senhora da Piedade.

Naquela época, a cidade de Lorena chegou a ser conhecida como Freguesia da Piedade e por isso Nossa Senhora se tornou Padroeira do município.  Nossa Senhora da Piedade também é a Padroeira da Diocese.  

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo