NO INTERIOR DE SP

Conheça a ligação de São Sebastião com Cachoeira Paulista

Paróquia celebra o dia do mártir que intercede pelos paroquianos

Reportagem de Emerson Tersigni e Genilson Pacetti

Muitos municípios brasileiros estão sob a proteção de São Sebastião. Em Cachoeira Paulista, onde fica a sede da Canção Nova, o ‘mártir protetor’ é co-padroeiro e fiel intercessor de muitos devotos.

Taliane é devota de São Sebastião e por intercessão do Santo Marte venceu uma das batalhas mais desafiadoras de sua história. “Em 2024, final de 2024, eu fui diagnosticada com câncer de mama e estava num estágio mais avançado e todos os dias da novena eu fazia o mesmo pedido a São Sebastião. Eu nunca pedi para Deus, primeiramente, que ele me livrasse de nada. Eu pedia para Deus me dar discernimento para suportar o processo”, lembrou a enfermeira, Talliany Brandão Costa.

O amparo de Deus não foi sentido apenas na enfermidade. Na vida da família, o glorioso padroeiro segue presente como um amigo. “Mas todos os dias eu sempre tenho Deus no coração e São Sebastião vai na frente. Eu sempre falo um bordão, né, que às vezes tava muito cansada. Um dia eu disse até pra minha irmã, falei: ‘Ai, hoje eu pedi pra São Sebastião levar flechada por mim, porque eu não tô aguentando. Hoje está demais e eu acho que essa algumas flechas eu estou passando para ele. Eu sinto que ele está pegando para mim e naquele dia eu me livro. Um dia eu levo flechada, outro dia ele e assim nós estamos indo há quase dois anos”, testemunhou ela. 

O carinho do povo com São Sebastião aqui em Cachoeira Paulista teve início em 1825 na construção de uma pequena capela. Ela foi demolida em 1951 para dar lugar ao atual templo grande, a exemplo do legado do co-padroeiro municipal. 

“E a nossa paróquia aqui era uma capela da paróquia de Santo Antônio, uma capelinha que foi dedicada a São Sebastião. Inclusive, nós temos aqui na nossa igreja uma imagem de mais de 200 anos de São Sebastião, que provavelmente foi de um oratório de uma fazenda que foi doada aqui pra capelinha de São Sebastião. Então, ao entorno dessa capelinha aqui no que hoje é o centro da cidade de Cachoeira Paulista, foi crescendo a devoção a São Sebastião”, afirmou da Paróquia São Sebastião de Cachoeira Paulista(SP), padre Thales Maciel. 

No coração de Cachoeira, a paróquia São Sebastião é um local de pausa e consolo em meio à correria. “Então nós temos em São Sebastião um padrinho, nós somos seus afiliados espirituais. Certamente ele olha para nós com um olhar todo especial, intercede junto a Cristo e como Mártir, ele nos ensina a fortaleza, a virtude da fortaleza, a virtude da temperança. Então, nós podemos pedir a Deus a graça da terra do mártir São Sebastião, de ter essa fortaleza, de perseverar na fidelidade, mesmo quando as situações são adversas. E nós queremos pedir para São Sebastião essa graça de vivermos na comunhão com a igreja, na unidade da nossa fé”, concluiu padre Thales.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content