O I Congresso Internacional da Pastoral dos Idosos se encerra nesta sexta-feira, 31, com o encontro com o Papa, no Vaticano
Da redação, com Vatican News
Encerra-se nesta sexta-feira, 31, com o encontro com o Papa Francisco na Sala Regia, no Vaticano o Evento no Vaticano discute valorização da pessoa idosa que teve início na quarta-feira, dia 29, no Centro de Congressos Augustinianum, em Roma, sobre o tema “A Riqueza dos Anos”. O grupo mais consistente de participantes veio do Brasil, cerca de 120 pessoas num total de mais de 500.
O padre Alexandre Awi Mello secretário do Dicastério para Leigos, Família e Vida, promotor do evento, conversou com a Rádio Vaticano – Vatican News e afirmou “que este encontro é uma oportunidade importante para apresentar de maneira clara que o Dicastério para os Leigos, Família e Vida, se ocupa dos leigos em todas as etapas de sua vida, se ocupa de famílias, e por isso temos também a relação famílias e idosos, e a vida é uma preocupação em todas as suas etapas”.
“Sem dúvida – disse o padre Alexandre -, a gente se preocupa com o início e o fim da vida, mas também com a infância, muitas vezes abandonada, a pessoa idosa que muitas vezes passa por tantas dificuldades e, por outro lado, nem sempre é reconhecido o seu protagonismo na Igreja e na sociedade. Então a importância como Dicastério poder desenvolver este trabalho, o 1ª Congresso Internacional, e a beleza é que o Brasil tem um grande testemunho para dar, que na verdade deve ser uns dos primeiros países a ter uma pastoral tão desenvolvida para a pessoa idosa”.
Uma graça, salientou, que começou há tantos anos com a Dra. Zilda Arns, e que hoje pode ser também uma referência para muitos outros países. “Então acho que a presença dos brasileiros é para nós um testemunho e também uma disponibilidade da Igreja do Brasil a fecundar outras igrejas com a sua experiência”.