Em 2020

Vaticano realiza primeiro congresso internacional sobre idosos

O encontro discutirá como  afrontar a atual “cultura de descarte” dos idosos, seu papel na família e sua vocação particular na Igreja

Da Redação, com Dicastério para Leigos, Família e Vida

Papa Francisco receberá participantes do Congresso em audiência especial / Foto: Dicastério para Vida, Família e Leigos – Arquivo

O Dicastério para Leigos, Família e Vida promoverá nos entre os dias 29 e 31 de janeiro, do próximo ano, o primeiro congresso internacional sobre os idosos. O evento será realizado em Roma e terá como tema: “A riqueza dos anos”.

O congresso discutirá como afrontar a atual “cultura de descarte” dos idosos, seu papel na família e sua vocação particular na Igreja. São convidados para o congresso representantes de conferências episcopais, congregações religiosas, associações e movimentos leigos de todo o mundo envolvidos no cuidado pastoral da terceira idade.

Desde o início de seu pontificado, o Papa Francisco, em diversas ocasiões, enfatizou o papel dos idosos na transmissão da fé, no diálogo com os jovens e na conservação das raízes dos povos.

Leia também:
.: Idoso, um tesouro de conhecimento
.: O idoso na Igreja e na Sociedade
.: Fazer o bem ao idoso não é perda de tempo

Diante do prolongamento da expectativa de vida e do envelhecimento da população, o Papa afirmou que “até a espiritualidade cristã foi tomada um pouco de surpresa” e pediu uma renovada reflexão eclesial sobre o que ele chamou de bênção de uma vida longa. Em discurso aos idosos, o Pontífice pediu para que sejam protagonistas e “não guardem os remos no barco” porque “a velhice também deve ser momento para renovar-se.”

Confira:
.: Dia Internacional destaca protagonismo das pessoas idosas na sociedade

O Santo Padre receberá os participantes em audiência especial, na sexta-feira, 31 de janeiro. Os temas abordados durante os três dias serão: “A Igreja ao lado dos idosos descartados”; “A família e os idosos”; “A vocação dos idosos”.
O Programa do congresso foi divulgado nesta quinta-feira, 7, e também a inscrição, aberta a todos os interessados, disponível no site do Dicastério para Leigos, Família e Vida.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo