Cuiabá recebe primeira edição de minicurso de prevenção ao suicídio entre jovens e adolescentes ofertado por Comissão Episcopal para a Juventude
Da Redação, com CNBB
Uma jornada formativa envolvendo cerca de 300 jovens de todo o país teve início nesta sexta-feira, 7. Trata-se de um minicurso ligado ao projeto “Cuidar da Vida”, criado pela Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O itinerário tem como tema “Prevenção ao suicídio entre adolescentes e jovens”. Cuiabá é a primeira cidade a receber a formação, que se estenderá até domingo, 9. Participam desta edição do minicurso integrantes da Pastoral Juvenil dos regionais Oeste 1, Oeste 2 e Centro-Oeste da CNBB, que correspondem aos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás e ao Distrito Federal.
Para a formação, foi preparada uma cartilha que será utilizada pelos multiplicadores para levar a formação adiante. O material foi produzido por uma equipe composta por membros da Pastoral Juvenil e da Pastoral da Educação, com apoio do padre Lício de Araújo Vale, membro do clero da Diocese de São Miguel Paulista (SP) e atuante na prevenção do suicídio.
Ainda neste mês, serão realizados os minicursos em Manaus (AM), Recife (PE) e no Rio de Janeiro (RJ). Em agosto, a formação será ofertada em Imperatriz (MA) e São Paulo (SP).
Sobre o projeto
O projeto “Cuidar da Vida” tem como objetivo formar multiplicadores que possam atuar na prevenção do suicídio entre jovens no contexto dos grupos e movimentos juvenis e nas escolas, sobretudo as escolas públicas. Psicólogos e educadores católicos colaboram voluntariamente com a iniciativa.
Leia mais
.: Prevenção ao suicídio: apoio emocional e fé para vencer desesperança
.: Comissão para a Juventude da CNBB divulga calendário de atividades
O bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, Dom Vilsom Basso, destaca a preocupação dos bispos com a realidade do suicídio entre os jovens, apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como terceira principal causa de morte entre pessoas de 18 a 29 anos em todo o mundo.
“Esse dado da realidade mundial e nacional tem sido uma preocupação constante dos membros da Comissão Episcopal para a Juventude. Isso nos impeliu a buscar caminhos para ajudar nossos adolescentes e jovens. Assim, buscaremos incentivar a dimensão do cuidado como condição para melhorar a vida, nos colocando no seguimento daquele que veio para que todos tenham vida e vida em abundância”, afirma.