COMISSÃO PARA A JUVENTUDE

Padre brasileiro que trabalhou em Roma recebe carta de agradecimento

Após 11 anos no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, padre João Chagas retorna ao Brasil e é saudado pela Comissão para a Juventude da CNBB

Da Redação com CNBB

 

Padre João Chagas / Reprodução Vatican News

A Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB divulgou nesta sexta-feira, 1º, uma carta de agradecimento ao padre João Chagas pelo trabalho realizado no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, em Roma. Desde 2013, o sacerdote brasileiro também foi responsável pelo Setor de Juventude, e a partir de 2022, atuou como chefe do departamento.

Nesse período que esteve no Vaticano, acompanhou todo o âmbito da pastoral juvenil na Igreja, incluindo a organização das Jornadas Mundiais da Juventude e o percurso sinodal com os jovens em 2018. Após mais de 12 anos de dedicação a esses trabalhos, o padre retornará ao Brasil.

O bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Vilsom Basso, ao saber do retorno, enviou ao padre uma carta expressando gratidão pelo serviço prestado em Roma. A carta na íntegra é apresentada a seguir:

Estimado irmão, P. João Chagas,

A Comissão Episcopal para a Juventude juntamente com a coordenação da Pastoral Juvenil, a equipe nacional de comunicação – Jovens Conectados – , unidos aos bispos referenciais dos regionais da CNBB e as juventudes do nosso país, expressamos, através dessa carta, nossa profunda gratidão e reverência pelo seu dedicado serviço às juventudes ao longo de mais de uma década.

À medida em que refletimos sobre a jornada da Pastoral Juvenil do Brasil ao longo do tempo, é notório o seu legado nos encorajando na promoção de uma pastoral juvenil ousada, capaz de ir ao encontro dos jovens na situação em que eles se encontram e cativá-los através da acolhida, do diálogo, da amizade e outras atividades. Como nos diz o Papa Francisco: “Quando te sentires envelhecido pela tristeza, os rancores, os medos, as dúvidas ou os fracassos, Jesus estará ao teu lado para te devolver a força e a esperança” (CV, 2).

Enfim, em nome de toda a Igreja do Brasil, nossa mais profunda gratidão por tudo o que fez e continuará a fazer pelas juventudes. Que o Senhor te conceda a graça de manter sempre a mente esclarecida, a sensibilidade missionária e um coração aberto e cheio de empatia para com as juventudes.

Que Nossa Senhora, interceda junto a seu Filho, o eterno Jovem, para que nossa jovialidade seja sempre renovada através da força da oração (cf. CV, 298) e da abertura aos sinais dos tempos presentes no mundo juvenil (cf. CV, 39-40).

Fraternalmente,
Dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz/MA
e presidente da Comissão para a Juventude CNBB

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo