SAÚDE MENTAL

Comissão da CNBB lança projeto de prevenção ao suicídio entre jovens

Comissão Episcopal para a Juventude lançou o projeto ‘Cuidar da Vida’, que será desenvolvido com a Pastoral Juvenil e a Pastoral da Educação

Dom Vilson Basso / Foto: Daniel Mafra – Portal CN

Da redação, com CNBB

A Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança o projeto “Cuidar da Vida – Prevenção ao Suicídio de Adolescentes e Jovens“, a ser desenvolvido com a Pastoral Juvenil e a Pastoral da Educação em vista de capacitar agentes e formar líderes em todo país que possam ser multiplicadores da formação de outras lideranças locais.

O lançamento acontece no Encontro Nacional de Bispos Referenciais e Assessores de Juventudes dos 19 regionais da CNBB que acontece dias 14 e 15 de março na Casa Dom Luciano, na Asa Norte, em Brasília. O projeto “Cuidar da Vida” é uma das ações do Plano de Pastoral Juvenil da Igreja no Brasil “Ao Seu Lado” que teve uma segunda edição lançada em fevereiro deste ano.

Também no sábado e domingo, a ação será lançada em reunião da Comissão para a Juventude e a Coordenação Nacional de Jovens e Jovens Conectados, no mesmo local.

De acordo com o bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, dom Vilson Basso, o projeto “Cuidar da Vida” é uma iniciativa, organizada pelas juventudes da Igreja no Brasil e pela Comissão da CNBB, que busca dar uma resposta ao fato apontado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de que o suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens de 18 a 29 anos.

“A promoção da vida das juventudes em nosso país é urgência que se faz sentir a cada dia e este projeto é uma resposta concreta aos apelos pela vida em plenitude para os jovens brasileiros’”, afirmou dom Vilson.

A proposta pedagógica dos minicursos (ver cronograma) foi criada por um grupo de especialistas, sendo 6 psicólogos e 1 suicidólogo, todos envolvidos na evangelização das juventudes, e é voltado para as lideranças que atuam diretamente com adolescentes e jovens em contexto pastoral. Os encontros serão por macrorregiões e terão vagas limitadas.

Dom Vilson gravou um vídeo convidado a Igreja no Brasil a se somar à esta causa:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo