Nomeado pelo Papa

Cardeal Damasceno presidirá beatificação da mártir Isabel Cristina

Mártir Isabel Cristina será beatificada no próximo dia 10; representante do Papa Francisco na cerimônia será o Cardeal Raymundo Damasceno

Da Redação, com Arquidiocese de Mariana

Cardeal Damasceno / Foto de Arquivo – CNBB

O arcebispo emérito de Aparecida (SP), Cardeal Raymundo Damasceno Assis, presidirá a beatificação da mártir brasileira Isabel Cristina no próximo dia 10 de dezembro. Ele foi nomeado pelo Papa Francisco como seu representante na celebração, informou a arquidiocese de Mariana nesta quinta-feira, 1º.

A celebração será às 10h, no Parque de Exposições Senador Bias Fortes, em Barbacena (MG). Já no domingo, 11, às 15h, o arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, vai presidir a missa em ação de graças pela beatificação no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Piedade, também em Barbacena.

O rito de beatificação seria presidido pelo Prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, Cardeal Marcello Semeraro. Porém, por motivos não divulgados, ele está impossibilitado de comparecer na cerimônia.

Vida de oração e caridade

Isabel Cristina Mrad Campos nasceu em 29 de julho de 1962 em Barbacena. Foi uma jovem mineira como tantas outras. Tinha uma vida de oração e sonhava ser pediatra para ajudar crianças carentes. Era sensível, sobretudo com os mais pobres, idosos e crianças, vindo de uma família que era vicentina.

A Serva de Deus Isabel Cristina / Foto: Arquidiocese de Mariana

“Uma jovem que nasceu em uma família simples. Cresceu bebendo da espiritualidade vicentina. Sempre acompanhou seus pais nas conferências de São Vicente de Paula. Cresceu fazendo trabalho voluntário junto aos pobres, aos idosos, às crianças necessitadas”, descreve o Monsenhor Danival Milagres, que coordena a cerimônia de beatificação, em vídeo divulgado pela arquidiocese de Mariana.

O sacerdote acrescenta que a jovem viveu a sua juventude participando da comissão de jovens, de retiros e de vários encontros. “Sobreviveu nos valores da sua fé. Dava testemunho autêntico da fé, da caridade e da esperança e, sobretudo, o testemunho de uma vida casta”. 

Martírio e processo de beatificação

Em 1982, Isabel mudou-se para Juiz de Fora para frequentar um curso pré-vestibular, pois queria fazer medicina. Em setembro do mesmo ano, aos 20 anos de idade, foi atacada por um homem que foi montar um guarda-roupa no apartamento para onde ela havia se mudado com seu irmão. O homem tentou violentá-la e, como ela resistiu, ele a matou a facadas, um crime cruel que teve grande repercussão. 

O processo de beatificação de Isabel Cristina foi aberto em 26 de janeiro de 2001, pelo então arcebispo de Mariana, Dom Luciano Mendes de Almeida. A fase diocesana terminou em 2009, com o traslado dos restos mortais da serva de Deus para o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, onde se encontra até o momento.

Em 27 de outubro de 2020, o Papa Francisco reconheceu o martírio da jovem Isabel Cristina. Na época, devido à pandemia, não foi possível marcar a data da beatificação, que depois foi agendada para 10 de dezembro de 2022. 

Assista também: 

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo