Na próxima semana

Diocese de Crato se prepara para beatificação da mártir Benigna

Primeira beata do Estado do Ceará, jovem mártir Benigna tem cerimônia de beatificação agendada para o próximo dia 24

Huanna Cruz
Da Redação

Jovem mártir Benigna Cardoso da Silva / Foto: Divulgação

A Diocese de Crato segue nos preparativos para a cerimônia de beatificação da jovem mártir Benigna Cardoso da Silva, futura primeira beata do Estado do Ceará. A programação está marcada para os dias 24 e 25 de outubro, com atividades nos municípios de Crato e Santana do Cariri, cidade natal da Heroína da Castidade.

No dia 24 de outubro, o Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, em Crato (CE), receberá a celebração de beatificação de Benigna, que começará às 15h com o Momento da Misericórdia, conduzido pelo missionário Geraldinho e Comunidade Missão Resgate. Às 16h, o público prestigiará o musical “A Hora do Martírio” dirigido pela Comunidade Filhos Amados do Céu e pelo membro da comissão de preparação para beatificação, padre Sebastião Monteiro.

Padre Sebastião Monteiro – Diocese de Crato / Foto: Huanna Cruz

Padre Monteiro afirma que, através desse musical, o povo terá a graça de conhecer a história dessa Serva de Deus, o lugar onde nasceu e a experiência de Benigna com outras crianças da sua época. Vai ser contada a experiência oracional vivenciada por essa menina até chegar à dimensão do seu martírio. “O musical tem como objetivo nos ajudar a compreender melhor a mensagem que essa Serva de Deus nos deixa”.

Para padre Monteiro, Benigna deixou uma mensagem de fidelidade a Jesus. “Quando mergulhamos na história de vida dessa Serva de Deus, experimentamos essa fidelidade, ela deixa essa mensagem de se manter na fidelidade, a se afastar de tudo aquilo que nos desfigura para que a graça de Deus esteja presente em nós. Sua história é um grande convite a nos mantermos firmes nessa fidelidade a Deus”. 

Seguindo a programação, às 17h terá início a liturgia solene da beatificação da Serva de Deus, presidida pelo Cardeal Leonardo Steiner, nomeado para a missão pelo Papa Francisco. 

A programação seguirá com momentos festivos preparados também na terra de Benigna. Às 14h, uma carreata com a imagem da jovem sairá da cidade sede da Diocese até Santana do Cariri. A população local acolherá os devotos na entrada do município, com uma caminhada conduzindo o quadro com a imagem reconstruída de Benigna. Pelas ruas da cidade, percorrerá a procissão com destino à Paróquia Sant’Ana, onde será celebrada a Missa Solene e entronização da imagem.

Segundo padre Monteiro, estima-se mais de cinquenta mil pessoas para participar do evento.

História

Benigna Cardoso da Silva, nascida em Santana do Cariri (CE) no dia 15 de outubro de 1928, filha de José Cardoso da Silva e Thereza Maria da Silva, ficou órfã de pai e mãe muito cedo. Foi adotada juntamente com seus irmãos mais velhos pela família “Sisnando Leite”.

Sua infância foi cercada pela alegria das inocentes brincadeiras com cantigas de roda, bonecas, casinha, piqueniques, passeios, ao lado de suas irmãs de criação Tetê e Irani, que ainda vivem.

Era uma jovem muito simples e cheia de humildade. De estatura média, Benigna era magra, de cabelos e olhos castanhos meio ondulados, morena clara, rosto arredondado e queixo afinado. Tinha um leve estrabismo em um dos olhos.

Modesta por natureza, tímida, reservada e meditativa, não usava vestidos sem mangas, curtos nem com decotes. Sua generosidade, carisma e simpatia a faziam querida por familiares, amigos e conhecidos, tornando-se um modelo de juventude para a época. 

Em casa, desenvolvia bem todas as tarefas domésticas, com o intuito de ajudar sua família adotiva. Era boa filha, sempre obediente e prestativa.

Martírio

Em 24 de outubro de 1941, aos 13 anos de idade, Benigna foi atacada quando ia pegar água numa cacimba próxima à sua casa. Um homem, Raul, ficou à espreita observando-a e a abordou-a sexualmente. Diante da recusa da jovem, ele insistiu tentando violentá-la. Benigna lutou para se defender e acabou sendo morta. 

Seu corpo foi sepultado na manhã do sábado no Cemitério Público São Miguel, em Santana do Cariri, com comoção geral. Os requintes de crueldade do bárbaro crime abalaram todo o município. Desde essa data, começaram as visitas ao túmulo e ao local do martírio até o tempo presente.

As rogativas feitas à Mártir Benigna Cardoso, assim como as promessas, são geradoras de graças alcançadas por intercessão dessa memorável menina, que é tida por todos como “santa” e “Heroína da Castidade”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo