Beatificação

Neste sábado começa Romaria em honra à Menina Benigna

24 de Outubro é o dia da beatificação que será realizada pelo cardeal Leonardo Steiner, recém nomeado pelo Papa Francisco para presidir a cerimônia. 

Da Redação, com Vatican News

Menina Benigna Mártir / Foto: Diocese de Crato – CE

O Brasil vai ganhar uma nova Beata em breve: Benigna Cardoso da Silva, considerada a “heroína da castidade”. A celebração, que inicialmente seria presidida pelo prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, o cardeal Marcello Semeraro, agora terá todos os ares brasileiros.

O Papa Francisco nomeou o cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, para presidir a solenidade de beatificação da mártir que acontecerá em 24 de outubro, às 17h, no Parque de Exposições da cidade de Crato, no Ceará.

A nomeação foi anunciada oficialmente no final de setembro pelo bispo da diocese de Crato, Dom Magnus Henrique. 

Na oportunidade Dom Magnus compartilhou da alegria da nomeação de Dom Leonardo, “que recentemente foi criado cardeal pelo Santo Padre”, e que “participará conosco deste momento tão importante para a nossa diocese e também para todo o país”.

Dom Magnus comentou ainda que será a terceira vez que o então Arcebispo de Manaus irá visitar a diocese de Crato.

“Já conhece a nossa realidade, a fé deste povo e com alegria o recebemos novamente nesta diocese romeira e missionária”, completou o Bispo.

Já Dom Leonardo gravou um vídeo e também falou sobre a nomeação do Pontífice:

“O Papa Francisco me nomeou para presidir esta celebração e eu o faço com muita alegria e honra. Honra porque podemos, a partir da celebração, honrar Benigna como beata, a Beata do Cariri. Nós queremos louvar e bendizer a Deus por ter dado à Igreja essa beata que foi fiel a Jesus, que viveu na santidade, que viveu na pureza, mas que também viveu profundamente a misericórdia cuidando de suas tias.”

O Cardeal ainda declarou que será um belíssimo exemplo para o seguimento de Jesus: “Que elas nos ajude a sermos todos fiéis seguidores e seguidoras de Jesus até nos encontrarmos. E que Deus abençoe a todos!” Concluiu.

Romaria de Benigna de 15 a 25 de outubro

A beatificação da Menina Benigna começa a ser preparada neste sábado 15, data em que tem início a 19ª Romaria de Benigna, promovida pela diocese de Crato. 

O 15 de outubro é especial porque é o aniversário da mártir, que se fosse viva, estaria completando 94 anos de idade. A romaria segue até 25 de outubro com novenas e missas diárias em honra à próxima beata do Brasil e a primeira do Ceará.

No dia 23 de outubro haverá a Romaria das Crianças e a solenidade de beatificação.  Já no dia  24 de outubro,  segunda-feira,  os fiéis contarão com uma missa de ação de graças. A  entronização da imagem de Benigna será no dia seguinte. 

“Participe deste momento histórico, cheio de fé para a nossa religiosidade”, convidou, o Pároco da Paróquia Senhora Sant’Ana, da cidade de Santana do Cariri, no Ceará, Padre Paulo Lemos Pereira.

Oração pela beatificação de Benigna Cardoso

Virgem Maria, Mãe de Deus e da Igreja, Rainha dos Mártires e das Virgens, intercedei por nós, como nossa advogada junto a Deus Trindade, para que possamos, como Benigna, viver no caminho da santidade. Amém!

(Com aprovação eclesiástica – Dom Magnus Henrique Lopes, OFMcap. – Bispo Diocesano)

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo