CÁRITAS

Campanha 10 Milhões de Estrelas chega a 10ª edição no Brasil

Com origem na França, iniciativa da Cáritas chegou ao Brasil em 2014; neste ano, tema é “Acende a tua luz, alarga tua tenda e acolhe quem precisa”

Da Redação, com Cáritas Brasileira

Foto: Reprodução Cáritas Brasileira

Em 2024, a campanha 10 Milhões de Estrelas chega à sua 10ª edição. Promovida pela Cáritas Brasileira, trata-se de uma iniciativa permanente de sustentabilidade que fortalece a identidade de Rede e tem celebrações no período do segundo semestre, principalmente no Advento e no Natal.

Neste ano, o tema é “Acende a tua luz, alarga tua tenda, e acolhe quem precisa”, e o lema, “Pois, vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). A escolha segue a mesma linha temática da Campanha da Fraternidade deste ano, que propôs reflexões sobre a fraternidade e a amizade social.

A abertura nacional da iniciativa acontecerá no dia 11 de setembro, na Basílica Santuário de São Francisco de Assis, em Brasília (DF). A celebração será transmitida ao vivo. Também acontecerão celebrações regionais, que já estão sendo organizadas, além das mobilizações, que já começaram em todo o país.

Sobre a campanha

O projeto 10 Milhões de Estrelas teve início em Annecy, na França, em 1984, durante o tempo do Advento. Em 1991, a campanha propagou-se e passou a ser realizada no período do Natal. Contudo, foi no ano de 2002 que a ação iniciou o seu percurso pelo mundo. No Brasil, o projeto teve sua primeira edição em 2014.

Veja mais
.: Cáritas faz 25 anos de atividades em São José dos Campos

.: Cáritas apoia afetados por queimadas e inundações em Roraima e Acre

“É um gesto concreto e coletivo, na perspectiva da consolidação da cultura de paz, da justiça social e de uma espiritualidade comprometida com a vida humana e com os direitos da natureza”, registra a entidade. Todos os anos, velas são acesas por todo o país, representando essas estrelas.

Desde que a campanha foi iniciada no Brasil pela Cáritas, mais de um milhão de velas foram acesas pela paz. Tal gesto significa recurso para a sustentabilidade das ações Cáritas nas emergências, no combate à fome, na segurança alimentar e em diversas outras iniciativas pelos mais pobres no caminho do Bem Viver.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo