Brasil

Caritas América Latina e Caribe realiza encontro em Belo Horizonte

Reunião da Caritas inclui momentos de partilha em grupo e diálogos transversais para encontrar as ligações entre as diferentes atividades

Da redação, com Caritas Brasileira

Foto: Caritas Brasileira

Termina, nesta sexta-feira, 22, a reunião da Coordenação Regional (CORE) Ampliada da Caritas América Latina e Caribe, que acontece na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. O encontro, que começou na última segunda-feira, 18, reúne os coordenadores das zonas, as referências das equipes de trabalho e serviços, a equipe do secretariado regional e cooperadores. A Caritas Brasileira também participa da reunião.

A dinâmica de trabalho do encontro conta com momentos de partilha em grupo, diálogos transversais para encontrar as ligações entre as diversas atividades. O primeiro dia de trabalho foi aberto por um momento de espiritualidade e por uma jornada de escutas. Gabriela Blanco (Caritas Argentina), P. Francisco de Asís (Caritas Mexicana) e Marcus Neto (SELACC) facilitaram a reflexão e animaram a rede a trabalhar com renovado compromisso para os mais necessitados. Cada participante levou consigo um sinal que representasse sua missão na Caritas.

No momento dedicado ao contexto eclesial da região, a assessora nacional da Caritas Brasileira Cristina dos Anjos partilhou a experiência vivida durante a primeira sessão da Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre Sinodalidade. “A Caritas tem sido uma das organizações que tem buscado viver a sinodalidade em seu caminhar. Nesse sentido, foi importante o diálogo sobre o Sínodo da Sinodalidade, buscando perceber como podemos contribuir, a partir dos nossos países, nesse momento tão importante na vida da nossa igreja.”

Sinodalidade é um termo bastante usado pelo Papa Francisco na condução da Igreja, de maneira a motivar o espírito de unidade do povo cristão, reforçando a necessidade de todos caminharem juntos, com objetivos comuns na construção do Reino de Deus.

Brasileiros

Representando o Brasil, além de Cristina dos Anjos participam ainda do encontro a assessora da Caritas Brasileira Regional Norte 2 Keila Giffoni e o técnico da Caritas Regional Minas Gerais Lucas Rodrigues. A Caritas Brasileira é uma das 12 organizações-membro da região que integram o evento.

Moisés Sbardelotto, doutor em Comunicação e professor da PUC Minas, expôs sobre a missão da Igreja no ambiente digital. O contexto social, econômico e político da região foi apresentado por Maurício Abdalla, professor de Filosofia na Universidade Federal do Espírito Santo, a partir de uma leitura crítica da realidade a partir de mudanças objetivas, subjetivas e as consequências.

Visita a Brumadinho

Visita a Brumadinho / Foto: Caritas Brasileira

Um dos momentos mais marcantes do encontro foi a visita ao Assentamento Pastorinhas, na cidade de Brumadinho, para conhecer a realidade das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem da Vale S.A, em 25 de janeiro de 2019. Durante a visita, os participantes puderam dialogar com a agricultora Valeria Antônia Silva Carneiro e o técnico da Caritas Minas Gerais Lucas Rodrigues.

Valéria destacou o acompanhamento da Caritas há aproximadamente 20 anos, na formação de segurança alimentar e formação participativa. A atual fase do acompanhamento da Caritas na localidade é de garantia da ampla e irrestrita participação das coletividades atingidas. Essa participação deve considerar, também, o acúmulo de conhecimento e diagnóstico relativos aos danos, desde que o acordo judicial foi firmado.

Os trabalhos do dia foram concluídos com a celebração eucarística no Santuário Nossa Senhora do Rosário, em Brumadinho, e o jantar com a comunidade.

Após o término do encontro, o plano estratégico que está sendo desenvolvido será integrado ao Marco Estratégico publicado no mês de janeiro de 2024.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo