PROTEÇÃO

Cáritas participa de formação sobre proteção de pessoas vulneráveis

Até 2 de março, bispos presidentes das Cáritas Latino-Americanas e Caribenhas participam de formação em proteção de menores e pessoas em situação vulnerável

Da redação, com CNBB

Formação discute proteção de menores e pessoas em situação de vulnerabilidade / Foto: Ksenia Makagonova

Entre 26 de fevereiro e 2 de março, os bispos presidentes das Cáritas Latino-Americanas e Caribenhas e seus diretores nacionais participam de uma formação em proteção de menores e pessoas em situação de vulnerabilidade, em Roma, Itália.

O arcebispo da arquidiocese de Cuiabá e presidente da Cáritas Brasileira, dom Mário Antônio, e Valquíria Lima, diretora executiva nacional da Cáritas Brasileira, estão representando o Brasil no evento, que tem como objetivo ampliar as ações de proteção e salvaguarda para as pessoas em situação de exclusão social, além de crianças e adolescentes.

Dom Mário Antônio destaca a importância da formação para a Igreja no Brasil. “Mais do que nunca, é preciso entender que é necessário unir forças e trabalhar juntos para o benefício dos menores e pessoas vulneráveis”, afirmou o arcebispo. “E queremos, assim, garantir um tratamento digno em todos os espaços da igreja, por isso a temática Ambientes Eclesiais Seguros”, afirma dom Mário.

Temas da formação

A formação está abordando temas como a prevenção de abusos, a criação de ambientes seguros nas comunidades eclesiais e a atenção às vítimas de violência. Dom Mário Antônio destacou que a Cáritas Brasileira tem um papel fundamental nesse processo. “A Cáritas continua sendo a mão amorosa da igreja para com os pobres, para com as crianças e menores e pessoas vulneráveis”, disse o arcebispo. “É nossa missão criar ambientes seguros à luz da responsabilidade e da transparência.”

Para Valquíria Lima, o momento representa o fortalecimento da missão institucional e empenho com os mais altos padrões de atuação humanitária. “A realidade nos interpela, nos chama para cada vez mais termos uma organização segura, coerente com a sua missão e com o seu discurso. É preciso, na prática, materializar o que a gente quer construir: uma sociedade do Bem Viver, onde menores mulheres, crianças e todas as pessoas vulneráveis estejam protegidas e se sintam seguras”, disse.

Sobre a Cáritas Brasileira

A Cáritas Brasileira é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem como missão anunciar e testemunhar o evangelho de Jesus Cristo junto às pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social. A rede Cáritas Brasileira está presente em todas as regiões do país, onde desenvolve projetos e ações de solidariedade para a superação da pobreza e de outras situações de desigualdade social.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo