Testemunho de fé

Beatificação dos mártires de Bagdá entra na segunda fase

O processo continuará em Roma nove anos após o martírio ocorrido de 48 fiéis na igreja sírio-católica de Bagdá, na véspera da Festa de Todos os Santos

Da Redação, com Vatican News

Nesta quinta-feira, 31, será concluída, em Badgá, a fase diocesana da Causa de Beatificação dos 48 servos de Deus assassinados por terroristas em 31 de outubro de 2010, na igreja sírio-católica de Bagdá. A conclusão dessa etapa do processo ocorre após nove anos do martírio dos sacerdotes Thaer Abdal e Wasseem Kas Boutros e 46 leigos.

Cristãos no Iraque recordam os 48 mártires de Bagdá  /Foto: REUTERS/Saad Shalash /2011

Famílias inteiras, leigos de todas as idades, entre eles, uma menina de 11 anos, um menino de três anos, um bebê de três meses, um recém –nascido e um bebê ainda no ventre de sua mãe, foram vítimas do atentado enquanto participavam de uma celebração eucarística.

Leia também:
.: Papa expressa profundo pesar por atentado em Igreja de Bagdá

O postulador da Causa, padre Luis F. Escalante, JCD, da Paróquia Santo Antônio Mártir de Fara in Sabina, Itália, levará à Congregação para a Causa dos Santos a documentação para a Fase Romana, que inclui um texto com as biografias dos mártires. De alguns deles conseguiu-se saber muito pouco, mesmo depois de 9 anos de pesquisas, também devido à diáspora de 2/3 dos fiéis da Diocese após o atentado.

O domingo do martírio

Era domingo da véspera de Todos os Santos, 31 de outubro de 2010, um dia doloroso na história da Igreja universal e especialmente no Iraque, mas de uma maneira muito particular para a Igreja Sírio-católica em Bagdá.

Um grupo de terroristas atacou a Igreja-catedral síria “Nossa Senhora da Libertação” às 17h30, durante a celebração da Santa Missa, depois que um homem-bomba se explodiu atrás da igreja para atrair a atenção dos guardas que estavam em menor número naquele dia. Logo a seguir, um grupo terrorista entrou no templo e fechou as portas, deixando trancados todos os participantes da celebração, 150 pessoas, incluindo sacerdotes, diáconos, o coral e fiéis.

O padre Waseem foi um dos primeiros a ser morto, pois estava sentado no confessionário nos fundos da igreja, próximo às portas dos fundos, quando os terroristas entraram. O sacerdote começou a conversar com eles tentando impedi-los de entrar na igreja. Já o outro sacerdote, padre Thaer, celebrava a Santa Missa e desceu do altar, tentando também ele conversar com os terroristas, mas foi atingido. Ao dar o último suspiro disse: “Em tuas mãos entrego o meu espírito”.

Diante dos acontecimentos, rapidamente alguns dos diáconos conseguiram levar Dom Raffael Quataimi até a Sacristia, na sala adjacente ao altar, conseguindo escondê-lo , juntamente com outros fiéis, fechando a porta e colocando um armário na porta para impedir a entrada dos terroristas. Outro grupo de fiéis, em menor número, entrou na sala batismal existente no fundo da igreja. Ao trancar a porta, conseguiram salvar suas vidas.

Os terroristas, por sua vez, estavam no meio da igreja e obrigaram o restante dos fiéis a se deitarem no chão e começaram a disparar, jogando bombas e artefatos explosivos que provocaram morte e ferimentos a dezenas de pessoas.

Quando finalmente as forças armadas começaram a agir e entrar na igreja, atingindo os terroristas, libertaram os fiéis e transportaram os feridos, mais de 80,  para hospitais das proximidades.

Mulher acende vela durante celebração em memória dos 48 mártires de Bagdá / REUTERS/Saad Shalash / 2011

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo