O VÍDEO DO PAPA

Papa Francisco, em vídeo, pede preces pelos novos mártires da Igreja

“Os mártires são o sinal de que estamos no caminho certo”, disse o Sucessor de Pedro em sua tradicional mensagem de vídeo, divulgada mensalmente

Da redação, com Vatican News

O Papa Francisco divulgou nesta terça-feira, 27, o tradicional vídeo com sua intenção de oração para o mês de março. Desta feita, o tema da mensagem do Pontífice centrou-se nos novos mártires da Igreja.

“A coragem dos mártires, o testemunho dos mártires, é uma bênção para todos. Rezemos para que aqueles que em várias partes do mundo arriscam a vida pelo Evangelho contagiem a Igreja com a sua coragem e o seu impulso missionário. E abertos à graça do martírio”, disse Francisco.

Histórias de coragem e testemunhos de amor

A vida das pessoas que se entregam como testemunhas de Cristo são, antes de mais, histórias reais, com pormenores que as tornam únicas. Na sua mensagem vídeo, que este mês tem o apoio da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), uma organização caritativa católica internacional e fundação pontifícia cuja missão é ajudar os fiéis, onde quer que estejam a ser perseguidos, oprimidos ou em situação da carência, através da informação, oração e ação — Francisco recorda o testemunho e a dor de um marido que conheceu na ilha grega de Lesbos: “Viram a minha mulher com o crucifixo e disseram-lhe para o atirar ao chão. Ela não o fez e degolaram-na à minha frente”.

Mártires, heróis de todos os tempos

Há muitos mártires escondidos, os heróis do mundo de hoje, que levam uma vida comum com coerência e com a coragem de aceitar a graça de serem testemunhas até ao fim, mesmo até à morte. O Papa insiste: “Irmãos, irmãs, sempre haverá mártires entre nós. É o sinal de que estamos no caminho certo”. O facto de haver mártires significa que alguns arriscaram a vida para seguir Jesus, para viver de acordo com a sua mensagem e encarnar no mundo o seu Evangelho de amor, paz e fraternidade. Não o renegaram nem esqueceram, antes mantiveram firme a sua fé e demonstraram fidelidade a Jesus Cristo. Por isso indicam à Igreja o caminho certo.

“Uma pessoa que sabe dizia-me que há mais mártires hoje do que no início do cristianismo”, acrescenta Francisco, sublinhando como é atual o tema dos cristãos perseguidos e que dão a vida pela sua fé. Apenas em 2023, chegaram à Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) denúncias em 40 países de pessoas assassinadas ou sequestradas por causa da sua fé. A Nigéria tornou-se o país com o maior número de assassinatos; no Paquistão, na diocese de Faisalabad, as igrejas e as casas dos cristãos de Jaranwala foram atacadas; e no Burkina Faso, os católicos de Débé foram expulso da sua aldeia apenas por causa da sua fé. E isto para mencionar só alguns exemplos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo