MARTÍRIO

Dicastério promove oração ecumênica em memória de mártires coptas

Momento será realizado na próxima quinta-feira, 15, e celebrará nono aniversário do martírio de 21 cristãos coptas assassinados pelo Estado Islâmico

Da Redação, com Vatican News

Ícone representa martírio dos 21 cristãos coptas assassinados em 2015 / Foto: Reprodução Educris

Na próxima quinta-feira, 15, o prefeito do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, presidirá uma oração ecumênica. A iniciativa fará memória dos mártires coptas mortos pelo Estado Islâmico, cujo cuplício completará nove anos.

Em 15 de fevereiro de 2015, um grupo de 21 cristãos coptas, sendo 20 egípcios e um ganês, foi assassinado por radicais. Eles foram decapitados na praia de Izmir, na Líbia. Mais recentemente, em 11 de maio do ano passado, o Papa Francisco anunciou que os mártires coptas seriam incluídos no Martirológio Romano como sinal de comunhão espiritual.

A oração promovida pelo Dicastério será realizada na Capela do Coral da Basílica de São Pedro, às 17h do horário local. Além disso, as relíquias dos mártires oferecidas pelo Patriarca da Igreja Copta Ortodoxa de Alexandria, Tawadros II, ao Papa Francisco serão expostas para veneração na Basílica.

Em seguida, será exibido na Filmoteca Vaticana o documentário “Os 21: o poder da fé”, realizado na cidade natal dos mártires com o apoio do Patriarca da Igreja Copta Ortodoxa.

Leia também
.: Papa: amizade é caminho seguro para alcançar unidade entre os cristãos

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo