CLERO DA BAHIA

Arquidiocese de Salvador ganha sete novos cônegos

Posse dos novos cônegos vai acontecer na mesma celebração para comemorar os 470 anos de instalação do Cabido Metropolitano de Salvador

Da Redação, com Pascom Arquidiocese de Salvador

Sete sacerdotes da arquidiocese de Salvador vão receber o título de Cônego. A posse dos novos cônegos será durante da celebração da Santa Missa, presidida pelo arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Sérgio da Rocha, neste sábado, 9, às 9h, na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador. Na mesma ocasião, será celebrado o aniversário de 470 anos da instalação do Cabido Metropolitano da Arquidiocese. Todo o povo de Deus é convidado a participar deste momento importante na vida da Arquidiocese, a Sé Primacial da Igreja no Brasil.

Na ocasião, tomarão posse padre Alberto Montelagre Vieira Neves, reitor do Seminário São João Maria Vianney e vigário judicial do Tribunal Eclesiástico; padre Anastácio Gilberto de Jesus, pároco da Paróquia Santo Amaro de Ipitanga; padre Antônio Ademilton de Santa Bárbara, chanceler da Cúria Metropolitana e pároco da Paróquia Nossa Senhora de Brotas; padre Jair Arlêgo Carvalho Júnior, pároco da Paróquia São José de Amaralina; padre Jairon de Souza Batista, pároco da Paróquia São Brás; padre José Abel Carvalho Pinheiro, cura da Catedral e pároco da Paróquia Santíssimo Sacramento e Sant’Ana; e padre Manoel da Paixão Gomes do Prado, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Mares.

Atuação dos cônegos na Igreja

De acordo com o Código de Direito Canônico, “o cabido de cônegos, seja da Catedral seja colegial, é o colégio de sacerdotes, que tem o dever de celebrar as funções litúrgicas mais solenes na igreja catedral ou colegiada; além disso compete ao cabido da Catedral desempenhar as funções que lhe são confiadas pelo direito ou pelo Bispo diocesano”. (Cân.503)

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo