Orientações foram divulgadas em vista da alta proliferação do novo coronavírus no mundo; no Brasil, primeiro caso foi confirmado nesta quarta-feira, 26
Da redação, com Arquidiocese de BH
Em vista da alta proliferação do novo coronavírus (Covid-19) em diversos países do mundo, a Arquidiocese de Belo Horizonte divulgou nesta quarta-feira, 26, algumas orientações de combate ao vírus, que é considerado uma ameaça à saúde, principalmente dos idosos e enfermos.
As recomendações foram divulgadas no mesmo dia em que o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de um brasileiro infectado pelo novo coronavírus. No momento, há vinte casos suspeitos da doença no país. Cinquenta e nove casos suspeitos foram descartados.
Neste conjunto de orientações, a arquidiocese pede aos fiéis que durante as Missas, evitem contato físico, substituindo, por exemplo, o abraço da paz pelo sentimento de bem-querer em relação ao próximo. Na oração do Pai-Nosso, no lugar de unir as mãos, é sugerido que seja cultivado com mais intensidade o compromisso com a fraterna comunhão.
Aos sacerdotes é pedido que orientem os fiéis a receberem a Sagrada Eucaristia nas mãos, acolhendo Cristo enquanto se reza pelo irmão enfermo. Essas ações simples, no contexto de nossas celebrações, são consideradas pela arquidiocese como significativas neste momento de combater a proliferação do coronavírus.