Setembro Amarelo

Nesta segunda, live da Arquidiocese de BH vai refletir sobre a ansiedade

“Gestão da ansiedade: viver o presente” é tema de live que será transmitida às 19h30 desta segunda-feira, 18, por meio das redes sociais da arquidiocese 

Da redação, com Arquidiocese de BH

Foto: Mockup Canva – Divulgação Arquidiocese de BH

As redes sociais (YouTube e Facebook) da Arquidiocese de Belo Horizonte vão transmitir nesta segunda-feira, 18, a live “Gestão da ansiedade: viver o presente”, uma iniciativa dedicada ao Setembro Amarelo – mês de mobilização para o enfrentamento do suicídio. Por meio dela, será realiza uma reflexão sobre estratégias para o controle da ansiedade, a partir dos cuidados com o corpo, a mente e o espírito.

A live será iniciada às 19h30 e reunirá convidados de diferentes campos do conhecimento. Entre eles estão o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Júlio César Gomes Moreira. Ele é graduado em Filosofia, Teologia e Psicologia, além de especialista em Análise Existencial e Logoterapia de Viktor Frankl. Também estará na transmissão a professora Jaqueline Moreira, do curso de Psicologia da PUC Minas. Ela é pós-doutora em Teologia, doutora em Psicologia Clínica, pesquisadora e autora de livros do campo da Psicologia. Por fim, a live vai contar com a participação da professora Ana Mônica, do curso de Educação Física da PUC Minas. Ana é mestre e doutora Enfermagem e Saúde, com pesquisa sobre saúde coletiva.

Leia também
.: Setembro é amarelo, mas a vida é para ser primavera

Brasil: país com mais pessoas que sofrem com a ansiedade extrema

O Brasil tem a maior população de ansiosos do mundo. É o que mostra o mapa global de transtornos mentais – um estudo da OMS – Organização Mundial de Saúde. São quase 19 milhões de brasileiros com algum transtorno de ansiedade.

A própria OMS apresenta outro número muito preocupante: 90% dos suicídios são provocados por doenças mentais (aí estão incluídos os transtornos de ansiedade, a depressão, o alcoolismo, a esquizofrenia, a bipolaridade e tantas outras enfermidades).

A Arquidiocese de BH incentiva quem sofre a buscar ajuda, “pois os transtornos de ansiedade são tratáveis”. “Existem muitos caminhos para poder lidar melhor com a ansiedade. A proposta desta live é compartilhar informações sobres estes caminhos”, lê-se no site da arquidiocese.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo