Após aprovação

Arquidiocese de BH anuncia a criação de dois novos santuários

Criação dos Santuários Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora da Saúde foi aprovada pelo Conselho Episcopal da Arquidiocese de Belo Horizonte

Da redação, com Arquidiocese de BH

Os novos santuários (respectivamente): Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora da Saúde /Fotos: Arquidiocese de BH

O Conselho Episcopal da Arquidiocese de Belo Horizonte aprovou na última quarta-feira, 9, a criação dos Santuários Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora da Saúde. 

A Solene Celebração de elevação da matriz de Lagoa Santa a Santuário de Nossa Senhora da Saúde já tem data marcada: próxima terça-feira, 15, às 19h. Antes, uma grande procissão será realizada pelos fiéis nas ruas da cidade, partindo da própria matriz. Já o Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima será criado em outubro, no contexto da Festa da Padroeira.

O anúncio da criação dos Santuários foi recebido com alegria pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Fernando Lopes Gomes, e pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, Ednei Almeida Costa.

Casa da Palavra, do Pão, da Caridade e da Missão

O arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo, ao apresentar a indicação da criação dos santuários, sublinhou que cada igreja deve ser sempre, e cada vez mais, casa da Palavra, do Pão, da Caridade e da Missão.

 “Os santuários têm, de modo ainda mais especial, a missão de evangelizar, a partir da arte, da cultura e, especialmente, de uma vigorosa ação solidária, dedicada aos mais pobres. As comunidades de fé reunidas ao redor de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte, e Nossa Senhora da Saúde, na amada Lagoa Santa, com a criação dos Santuários, recebem um dom, mas também reafirmam, de modo ainda mais forte, o compromisso de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo.”

Primeiro Santuário de Lagoa Santa

A Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Lagoa Santa, celebra, neste ano, 200 anos de criação. A história começa no século 18, quando o bandeirante Felipe Rodrigues chegou à região de Lagoa Santa com muitas feridas nas pernas. Ele atribuiu a cura de suas feridas à intercessão de Nossa Senhora da Saúde.

O relato de Rodrigues sensibilizou o frei Antônio Miranda, que apoiou a construção de uma capela dedicada à Nossa Senhora da Saúde. A devoção chegou ao conhecimento do Imperador Dom Pedro II que, ao visitar Lagoa Santa, em 1881, fez questão de visitar a igreja.

O número de fiéis cresceu com o passar dos anos e, na década de 1950, a primeira igreja foi demolida para a construção de um novo templo, a partir de um projeto arquitetônico moderno, para poder acolher o crescente número de devotos.

O Jubileu de Nossa Senhora da Saúde, celebrado de 1º a 15 de agosto, no contexto da Festa da Padroeira, é a principal festa de Lagoa Santa, reunindo milhares de pessoas. Durante o Jubileu deste ano é que a Paróquia será elevada a Santuário.

Devoção a Nossa Senhora de Fátima

Em 1949, a jovem Capital Mineira recebeu uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal. Naquela época, os fiéis se uniram e construíram, na Região da Praça da Assembleia, uma pequena igreja dedicada à imagem. A Paróquia Nossa Senhora de Fátima foi oficialmente criada em 1952. Quarenta anos depois, foi inaugurado o atual templo, maior, para acolher os muitos fiéis.

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima tem intensa programação de celebrações e muitos trabalhos sociais dedicados aos mais pobres. Com a sua elevação a Santuário Arquidiocesano, estão previstas intervenções arquitetônicas para qualificar ainda mais a infraestrutura da igreja inaugurada em 1992.

Santuários da Arquidiocese de Belo Horizonte

Atualmente a Arquidiocese de Belo Horizonte reúne 13 santuários: 

– Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, no alto da Serra da Piedade, em Caeté;
– Santa Luzia (na cidade de Santa Luzia);
– Santo Antônio (em Roça Grande, Sabará);
– Tabor da Liberdade (em Confins);
– Nossa Senhora Aparecida (Contagem);
– Nossa Senhora do Rosário (Brumadinho);
– Santuário da Santíssima Eucaristia – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (bairro da Boa Viagem, Belo Horizonte);
– São Judas Tadeu (bairro da Graça);
–  Nossa Senhora da Conceição dos Pobres (bairro Lagoinha);
– Santuário da Saúde e da Paz (bairro Padre Eustáquio);
– São Paulo da Cruz (Barreiro, em Belo Horizonte);
– São José (Centro, Belo Horizonte);
– São Francisco de Assis (Pampulha, Belo Horizonte).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo