No último dia do Fórum Estratégico de Bled, na Eslovénia, o Arcebispo Gallagher sublinha a necessidade do diálogo e da construção de consensos

O Secretário para as Relações com os Estados do Vaticano, Arcebispo Paul Richard Gallagher / Foto: Reprodução Reuters
Da redação, com Vatican News
Participando da 20ª edição do Fórum Estratégico de Bled, realizado na cidade eslovena de mesmo nome, o Arcebispo Paul Gallagher, Secretário da Santa Sé para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais, falou sobre os esforços do Papa Leão XIV para promover a paz em nosso mundo, seguindo também os caminhos trilhados pelo Papa Francisco na promoção do diálogo, da solidariedade e da fraternidade.
Lançado em 2006, o Fórum Estratégico de Bled oferece uma plataforma de encontro para discutir questões políticas, de segurança e de desenvolvimento relativas à Europa e ao mundo, reunindo especialistas e partes interessadas de uma ampla variedade de origens acadêmicas, políticas e nacionais. O tema da edição deste ano é “Um Mundo em Fuga” e se concentrou em como a Europa e a União Europeia, em particular, podem se engajar e redefinir seus papéis no enfrentamento das complexas crises e tensões geopolíticas, econômicas e climáticas que o mundo enfrenta hoje.
No último dia do Fórum, terça-feira, 2 de setembro, o Arcebispo Gallagher participou de uma mesa redonda que discutiu “Revitalizando a Liderança e o Multilateralismo em uma Era de Conflito e Fragmentação”. O debate analisou como os esforços políticos e sociais podem redefinir a liderança em prol da paz de maneiras ousadas, inclusivas e multilaterais, mesmo em uma era de fragmentação. As discussões destacaram como a liderança pela paz é uma prática coletiva e corajosa que deve se erguer para enfrentar as complexidades do mundo atual.
Entre os tópicos discutidos com perguntas do público, o Arcebispo Gallagher reconheceu o que outros participantes apontaram sobre os desafios impostos pela falta de consenso e os esforços políticos necessários para reconstruí-lo. O religioso enfatizou que a construção de consenso é a principal preocupação hoje e exigirá “pensar fora da caixa” e apresentar novas ideias, abordagens e soluções. E a construção de consenso em todos os níveis é urgente, ressaltou ele, não apenas no topo, como nas Nações Unidas ou em nível nacional, mas começando nos contextos locais.
O Arcebispo Gallagher acrescentou que acredita pessoalmente que a maioria de nossos líderes políticos é capaz de mudar as coisas em uma direção positiva, mas que diálogo, construção de consenso e engajamento são necessários. Desafiando tudo isso, há a crescente fragmentação e as divisões dentro das instituições, o que pode contribuir para a falta de credibilidade ou confiança nelas, incluindo os governos nacionais, e, portanto, é compreensível que o populismo esteja aumentando em muitos processos eleitorais. Ele acrescentou que muitas democracias estão em crise hoje, uma vez que não conseguem proporcionar as duas coisas básicas que as pessoas desejam na vida: prosperidade e segurança.
Em resposta a uma pergunta sobre os sistemas baseados em regras estarem ameaçados hoje, o Arcebispo Gallagher disse que hoje parece haver adesão às regras apenas se houver alguma vantagem em fazê-lo, enquanto no passado, a ordem baseada em regras oferecia uma maneira de proteger a todos.