Antalya Diplomacy Forum

Dom Gallagher participa de encontro sobre diplomacia na Turquia

Secretário para as Relações com os Estados da Santa Sé está em Istambul para participar da conferência sobre diplomacia que ocorre de 1 a 3 de março

Da Redação, com Vatican News

Dom Paul Richard Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados do Vaticano / Foto: Reprodução YouTube

A Conferência anual sobre diplomacia internacional  Antalya Diplomacy Forum em Istambul, Turquia, começa nesta sexta-feira, 1º, e encerra no domingo, 3. O secretário para Relações com os Estados e Organizações Internacionais da Santa Sé, Dom Paul Richard Gallagher, está no país desde o dia 28 de fevereiro para participar do encontro.

A conferência acontece em Istambul desde 2021 e reúne responsáveis políticos, diplomatas e acadêmicos para trocar ideias e opiniões sobre diplomacia, política e negócios. O evento, organizado pelo Ministério das Relações Exteriores da Turquia, deixa claro em seu título “Advancing Diplomacy in Times of Turmoil” a intenção de explorar caminhos pacíficos em meio à agitação global. Por meio de discursos, painéis de discussão e oportunidades de networking, o objetivo é refletir sobre questões atuais urgentes, como – lê-se no site – guerras em andamento, terrorismo, imigração, o aumento do racismo e da xenofobia, mudanças climáticas e desastres naturais, pandemias e os riscos imprevistos da inteligência artificial.

A Igreja, unidade na diversidade

Na quarta-feira, 28, Dom Gallagher presidiu a Missa na Catedral do Espírito Santo de Istambul, que contou com a presença do patriarca Ecumênico Bartolomeu I, que nesta quinta-feira, 29 de fevereiro,  o recebeu em uma visita particular.

Em sua homilia na catedral, celebrada em vista do 11º aniversário do pontificado de Francisco, em 13 de março, Dom Gallagher enfatizou que, acima de tudo, os cristãos e sua fé são chamados a dar uma contribuição para a paz e o bem comum.

“Na atual conjuntura internacional, o que não é pouca coisa, em um contexto internacional que o Santo Padre há muito tempo descreveu como uma terceira guerra mundial em pedaços, somos chamados, antes de tudo, a ser cristãos autênticos, capazes de ser guiados pelo Espírito, sem ceder à tentação de resistir a Ele. O Espírito Santo, sabemos, interrompe nossos planos e projetos e faz a Igreja avançar. Porque a Igreja é unidade na diversidade”, enfatizou o arcebispo.

No próximo sábado, 2, o arcebispo participará da do Diplomacy Forum. O evento, organizado pelo Ministério das Relações Exteriores da Turquia, agora em seu terceiro ano. Por meio de discursos, painéis de discussão e oportunidades de networking, o objetivo é refletir sobre questões atuais urgentes, como  guerras em andamento, terrorismo, imigração, o aumento do racismo e da xenofobia, mudanças climáticas e desastres naturais, pandemias e os riscos imprevistos da inteligência artificial.

Aniversário do primeiro Concílio Ecumênico

Além disso, também expressou a alegria de encontrar-se com a comunidade católica que é conhecida como a “Terra Santa do Novo Testamento”, o local dos primeiros oito Concílios Ecumênicos. “Como cristãos, somos todos parte da mesma família de filhos de Deus e compartilhamos a mesma fé em Cristo e na Igreja que ele fundou. Vamos continuar avançando juntos”, destacou.

Ele chamou a comemoração do 1700º aniversário do Primeiro Concílio Ecumênico de Nicéia de “uma ocasião auspiciosa” para fortalecer nossa unidade como membros da Igreja de Cristo. Naquele Concílio, os líderes da Igreja de fato proclamaram a primeira versão do Credo, que mais tarde se tornou o Credo Niceno-Constantinopolitano após o Segundo Concílio Ecumênico em Constantinopla. “Esperamos que a celebração deste aniversário fortaleça a fé de todos os cristãos”, foi o desejo do Secretário para as Relações com os Estados.

Dom Gallagher concluiu sua homilia lembrando as palavras do Papa Francisco na mesma Catedral, durante sua viagem a Istambul em novembro de 2014: “a Igreja e outras Igrejas e comunidades eclesiais são chamadas a se deixar guiar pelo Espírito Santo e a permanecerem sempre abertas, dóceis e obedientes. É Ele quem traz harmonia à Igreja”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo