DIPLOMACIA

Dom Gallagher recebe chamada telefônica de ministro do Irã

O diretor da Sala de Imprensa, Matteo Bruni, comunicou que o secretário vaticano expressou a preocupação com a situação do conflito no Oriente Médio

Da Redação, com Vatican News

Dom Paul Richard Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados do Vaticano / Foto: Reprodução YouTube

Na manhã desta segunda-feira, 30, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, comunicou a realização de uma chamada telefônica entre o secretário do Vaticano para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais, Dom Paul Gallagher, e Ministro das Relações Exteriores da República Islâmica do Irã, Hossein Amir-Abdollahian.

Bruni registrou que a conversa foi solicitada pelo ministro iraniano e que, no diálogo, “Gallagher expressou a séria preocupação da Santa Sé com o que está acontecendo em Israel e na Palestina, reiterando a necessidade absoluta de evitar a ampliação do conflito e de alcançar uma solução de dois Estados para uma paz estável e duradoura no Oriente Médio”.

Recentemente, outras ligações telefônicas relacionadas ao conflito entre Israel e o grupo Hamas foram registradas no Vaticano. Na quinta-feira, 26, o próprio Papa Francisco falou com o presidente turco Recep Tayyip Erdoğan, expressando “sua tristeza pelo que está acontecendo”, e, no domingo anterior, 22, o Pontífice conversou com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

No Angelus deste domingo, 29, o Santo Padre voltou a fazer um apelo pelo fim do conflito no Oriente Médio, pedindo ainda a criação de espaço para a ajuda humanitária em Gaza e a libertação dos reféns. “Que ninguém desista da possibilidade de parar as armas. Cessar-fogo! Parai, irmãos e irmãs! A guerra é sempre uma derrota, sempre”, manifestou o Pontífice.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo