Após atentado

AIS pede que países reforcem segurança dos cristãos na Semana Santa

Apelo ocorreu após atentado na Indonésia, neste Domingo de Ramos, 28

Da redação, com Vatican News

Força de segurança após atentado na Indonésia/ Foto: Arnas Padda via Reuters

AIS pede que país reforcem segurança dos cristãos na Semana Santa. Apelo ocorreu após atentado na Indonésia, neste Domingo de Ramos, 28.

O ataque aconteceu na Catedral do Sagrado Coração de Jesus de Makassar. A igreja fica localizada na Província de Sulawesi do Sul, e foi atribuído a extremistas islâmicos.

Cerca de 20 pessoas foram feridas. No Angelus, Papa Francisco assegurou suas orações e proximidade às vítimas.

Calendário do terror

“O calendário do terror continua a flanquear aquele litúrgico”, afirmou o diretor da Ajuda à Igreja que Sofre/Itália, Alessandro Monteduro.

“Fazemos votos que as forças policiais das nações onde atuam essas formações islâmicas extremistas fortaleçam as medidas de segurança para garantir aos fiéis uma participação pacífica nas celebrações da Semana Santa e da Páscoa”, disse. 

Atentado

Segundo o general Listyo Sigit Prabowo, chefe da polícia nacional, os responsáveis pelo atentado, dois kamikazes, pertenciam à rede Jamaah Ansharut Daulah (JAD). Ela é afiliada ao ISIS e a um grupo terrorista envolvido em atentados suicidas na ilha filipina de Jolo, em 2018.

O JAD é acusado de vários ataques na Indonésia, incluindo ataques a igrejas.

Mensagem da Arquidiocese de Makassar

A Arquidiocese de Makassar, por meio de seu vigário judicial, padre Fransiskus Nipa, divulgou uma mensagem em vídeo. Nela, é pedido que os sacerdotes e fiéis permaneçam “calmos e vigilantes”.

Conferência Episcopal da Indonésia

A Ajuda à Igreja que Sofre divulgou uma declaração da Comissão para Assuntos Ecumênicos e Inter-religiosos da Conferência Episcopal da Indonésia. Ela é assinada por Dom Yohannes Harun Yuwono, bispo de Tanjungkarang.

No texto, o prelado expressa proximidade aos feridos e especifica que “o atentado suicida não é motivo de preocupação apenas para os católicos, mas sim um motivo de preocupação para toda a nação e para o Estado indonésio”.

“Condenamos veementemente o atentado suicida que desonra a dignidade humana, destrói os valores da humanidade e se soma à longa lista de eventos terroristas na nação que amamos”, disse a Comissão Episcopal.

Dirigindo-se então a “todos os católicos e a toda a população”, a Comissão convida à calma e pede que sejam evitadas a provocação e o medo.

“Acreditamos firmemente que o governo, as forças armadas indonésias e a polícia nacional são capazes de resolver totalmente o caso, além de criar um ambiente pacífico e tranquilizador para a sociedade indonésia, em particular para o povo de Makassar. Fazemos votos que o ataque não prejudique ou enfraqueça as relações entre os fiéis, até agora intensamente construídas, cuidadas e desenvolvidas”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo