dia 20

Em abril, AIS divulgará relatório sobre liberdade religiosa no mundo

Apresentação do relatório contará com eventos, a maior parte on-line, em São Paulo, Londres, Berlim, Manila e Toronto

Da redação, com Vatican News

Esta será a décima quinta edição do relatório da AIS sobre liberdade religiosa no mundo/ Foto: Tep Ro por Pixabay

Em abril, Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) divulgará relatório sobre liberdade religiosa no mundo. A apresentação do documento ocorrerá no dia 20, às 11 horas (horário europeu), em Roma, Paris e Madri.

Leia mais
.: Parolin: a liberdade religiosa é uma marca da diplomacia do Vaticano
.: Em discurso, Dom Gallagher comenta liberdade religiosa na pandemia

Novidades

A décima quinta edição do relatório terá duas novidades. As nações serão classificadas em um mapa de acordo com os níveis de discriminação e perseguição religiosa.

Seis análises regionais agruparão os 196 países do mundo por área geográfica, com conclusões sobre o respeito ou a violação da liberdade religiosa.

A outra novidade, relata o portal da fundação de direito pontifício, é a inclusão de uma nova categoria de países denominada “em observação”. A categoria compreende aqueles Estados em que a liberdade religiosa está ameaçada.

Leia também
.: Papa pede coerência cristã e reza pela liberdade religiosa
.: Bispo explica como unir liberdade religiosa e ecumenismo
.: Liberdade religiosa é prioridade para Igreja, diz cardeal

Autores

Os autores do “Relatório sobre a liberdade religiosa no mundo 2021” são, no total, 30. Trata-se de especialistas, grupos de pesquisa de universidades e centros de estudos de diversos continentes.

Os profissionais analisaram cada nação nos últimos dois anos. Tudo isso segundo parâmetros objetivos e uma metodologia muito precisa.

Relatório

O relatório é o único estudo realizado por uma instituição católica que analisa a aplicação ou respeito à liberdade religiosa em todos os países do mundo.

O documento é disponibilizado em seis línguas. Sua publicação ocorre desde 1999, e é apresentado a cada dois anos nos 23 escritórios da Fundação de direito pontifício espalhados pelos cinco continentes.

Leia também
.: Liberdade religiosa continua sendo violada no mundo
.: Liberdade religiosa cada vez mais em risco no mundo, diz secretário vaticano

Importância da liberdade religiosa

Por meio da publicação, a AIS busca sublinhar a importância da liberdade religiosa como um direito fundamental. Ela alerta também contra o seu grave declínio em muitas áreas geográficas, sendo a religião um motivo de discriminação, marginalização e perseguição para milhões de pessoas de todas as crenças.

O relatório deseja sensibilizar a opinião pública sobre a necessidade de proteger a defesa da liberdade religiosa. Para a apresentação do documento, vários eventos estão programados em São Paulo, Londres, Berlim, Manila e Toronto, mas, devido à pandemia, a maior parte será on-line.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo