Pandemia

Na Semana Santa, passar do desespero à esperança, incentiva padre

Mais uma vez, fiéis se preparam para viver Semana Santa na pandemia; padre recorda ações para a boa vivência desta que é a Semana Maior da Igreja

Julia Beck
Da redação

Ressureição de Jesus, recordada na Páscoa, é sinal de esperança /Foto: Mateus Campos Felipe via Unsplash

Pela segunda vez, fiéis católicos celebrarão a Semana Santa em um contexto de pandemia. Atualmente, o Brasil vive a segunda onda da Covid-19 e enfrenta os mais altos números de casos e mortes desde o início da crise sanitária. Diante disso, os fiéis se preparam para viver este importante tempo da Igreja, mais uma vez, sob fortes restrições.

Leia também
.: Vaticano divulga nota sobre a Semana Santa em tempos de pandemia

Semana Santa

Pároco da Igreja Nossa Senhora Aparecida e Santo Expedito, localizada em Lorena (SP), padre Gustavo Uchôa/ Foto: Arquivo Pessoal/ Padre Gustavo

O pároco da Igreja de Nossa Senhora Aparecida e Santo Expedito, padre Gustavo Uchôa, sublinha o valor da celebração anual do Mistério Pascal (Morte e Ressurreição do Senhor).

“Como é bom estarmos reunidos em comunidade para viver o central de nossa fé. Como são belos os ritos, os cantos, os costumes deste tempo santo. O valor da Semana Santa é sempre inquestionável, ainda que tenhamos de nos adaptar nestes tempos difíceis”, explica o sacerdote.

Leia também
.: Semana Santa: padre responde à principais dúvidas dos fiéis

Compreender a força do amor de Deus

A advogada Andreia de Oliveira Valente, de 51 anos, observa que, no ano passado, a vivência deste tempo na pandemia pegou muitos católicos de surpresa. “Ano passado, estávamos despreparados, fomos surpreendidos”, frisou.

Neste ano, Andreia destaca a importância de os católicos compreenderem a força do amor de Deus pela humanidade. “Ele nos diz neste tempo: “Coragem! Eu venci o mundo. É o momento de mergulharmos nos mistérios da fé para entender esse Deus que nos ama tanto”.

Leia mais
.: Semana Santa: um feriado com significado e importância, diz padre
.: Dom Gil comenta importância da Semana Santa para o século XXI

Para o engenheiro mecânico Alcides José de Lima, de 52 anos, o momento também é de reflexão sobre o amor ao próximo. “Devemos pensar nos que estão ao nosso redor e precisam da nossa caridade”.

“A Ressurreição de Cristo é o acontecimento mais importante para nossa fé. Nela, encontramos nossa esperança de vida eterna”, explica o católico.

Alcides reforça que é necessário participar da Eucaristia e refletir sobre as necessidades dos que sofrem com a pandemia.

Pelos meios de comunicação

Padre Gustavo afirma que cada fiel deve buscar viver a Semana Santa da melhor maneira possível. “Se for possível acompanhar pelas TVs católicas, redes sociais de suas paróquias ou ainda outros meios, deve-se fazê-lo. Afinal, o que não se pode é deixar de acompanhar aquilo que a Igreja nos propõe.”

A vivência da Semana Santa, opina Andréia, deve começar no coração. “Só assim conseguiremos vivê-la dentro de nossas casas, com nossas famílias, e através dos meios de comunicação”.

Sobre as transmissões, a católica frisa que é uma nova forma de os católicos terem um suporte diante da impossibilidade de celebrarem a Semana Santa em comunidade.

Os meios de comunicação, opina a advogada, colocam os católicos mais próximos neste momento. “Se estivermos espiritualmente preparados, sairemos com a mesma paz que sairíamos das celebrações presenciais.”

Clima de oração

“A melhor maneira de vivermos bem este tempo é criando um clima de oração”, observa padre Gustavo. O sacerdote recorda que cada casa é uma Igreja Doméstica, como dizia São João Paulo II.

“Devemos criar este ambiente orante em nossos lares. Não basta apenas ligar a TV ou celular na hora das celebrações, é preciso que, ao longo destes dias, vivamos em clima de oração”, indica o presbítero.

Leia também
.: Semana Santa: com confinamento, vivência deve ser mais intensa
.: Semana Santa: normas da Igreja são para conter a Covid-19, não a oração

Altar preparado pela família de Alcides para celebrar a Semana Santa /Foto: Arquivo Pessoal – Alcides

Outro aspecto importante apontado por padre Gustavo é o de deixar-se envolver pelos símbolos. “No Domingo de Ramos, por exemplo, colocar um ramo na porta de casa. Gestos simbólicos como este favorecem a vivência religiosa em família”.

Alcides partilha que em sua casa foi criado um ambiente para a família participar das celebrações virtuais. Um pequeno altar na sala foi montado para eles acompanharem a liturgia. “Assim temos um maior desejo de participarmos da comunhão espiritual”, destaca.

Voltar-se para Deus

Os católicos são convidados a viver estes dias com o coração inteiramente voltado para Deus. “Chegada a Semana Santa, se formos capazes de mergulhar neste grande mistério de amor, certamente teremos nossa vida transformada pela força do Ressuscitado”, opina padre Gustavo.

Leia mais
.: Vaticano divulga celebrações do Papa Francisco na Semana Santa

Meditando as dores de Jesus, segundo o presbítero, é possível unir nossas lutas e sofrimentos a Ele. “Contemplando a Ressurreição, podemos cultivar em nós essa esperança de Vida Nova.”

Luz em meio às trevas

Com criatividade, sensatez e fé, padre Gustavo afirma que os fiéis são convidados a superar os desafios que imergiram ao longo deste tempo de pandemia.

“A esperança, ao lado da fé e caridade, é uma das virtudes que mais temos de desenvolver em tempos de pandemia”, frisa o presbítero.

O cristão, de acordo com o sacerdote, deve ser um sinal, uma luz em meio às trevas. “Quando temos Jesus Cristo como razão de nosso viver, não há o que temer, não existe realidade que não seja tocada pelo Senhor. Não podemos perder a esperança. Nesse sentido, a Semana Santa traz à tona essa vertente de nossa fé: a passagem da morte à vida, do desespero à esperança”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo