Violência

Papa reza por vítimas de atentado diante de Catedral na Indonésia

Atentado diante de catedral na Indonésia deixou ao menos 14 feridos na manhã deste Domingo de Ramos

Da Redação, com Vatican News

atentado diante de catedral na indonésia

Atentado nesta manhã foi diante da Catedral do Sagrado Coração de Jesus em Sulawalesi do Sul, na Indonésia / Foto: Reprodução Reuters

Antes da oração do Angelus neste domingo, 28, o Papa Francisco rezou pelas vítimas do atentado diante da Catedral na Indonésia. Ao menos 14 pessoas ficaram feridas no atentado suicida realizado nesta manhã.

“Rezemos por todas as vítimas da violência, em particular as do atentado ocorrido esta manhã na Indonésia, em frente à Catedral de Makassar”, disse Francisco. A Catedral do Sagrado Coração de Jesus em Makassar fica na província oriental de Sulawalesi do Sul, na Indonésia.

Leia também
.: Papa no Domingo de Ramos: Deus está conosco em cada ferida

Atentado ao final da missa

Segundo fontes da polícia local, a explosão ocorreu às 9h26 (hora local) quando uma moto aproximou-se da entrada lateral do prédio no final da missa do Domingo de Ramos. O autor do atentado teria morrido. “Aconteceu no final da missa, quando as pessoas estavam voltando para casa”, declarou aos jornalistas o sacerdote Wilhelmus Tulak.

Esta não é a primeira vez que as igrejas indonésias são alvo de extremistas islâmicos. O país mais populoso do mundo é de maioria muçulmana.

Em maio de 2018, outro atentado matou uma dúzia de fiéis. Na ocasião, seis membros de uma família se fizeram explodir em três igrejas, uma católica e duas protestantes. O ocorrido foi em Surabaya, a segunda maior cidade do país. A família era um membro do grupo jihadista Jamaah Ansharut Daulah (Jad) e o ataque foi reivindicado pelo autoproclamado Estado islâmico.

País é multirreligioso, multiétnico e multicultural

A Indonésia não é um Estado confessional, mas se baseia no Pancasila. Trata-se de cinco princípios inscritos na Constituição que garantem liberdade a todos os crentes: fé num único Deus supremo, humanidade justa e civilizada, unidade, democracia guiada pela sabedoria, justiça social.

A sociedade indonésia é de fato multirreligiosa, multiétnica e multicultural, tanto que o lema do país é “unidade na diversidade”. Uma peculiaridade que tem contribuído para o caráter historicamente tolerante do Islã no país, que sempre esteve acostumado a viver com pluralismo. Esta tolerância também beneficiou a comunidade católica, que representa pouco mais de 3% da população.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo