EXPECTATIVA

41ª Assembleia do CNLB reflete sobre a profecia do laicato

Entre os dias 8 e 11 de junho, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil vai se reunir em Igarassu (PE)

Da Redação, com CNBB

Imagem: Divulgação CNBB

Entre os dias 8 e 11 de junho, vai acontecer a 41° Assembleia Geral Ordinária (41° AGO) do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB). O evento será sediado pela Arquidiocese de Olinda e Recife, no Centro Mariápolis Santa Maria, em Igarassu (PE).

O encontro tem como objetivo refletir sobre a profecia dos cristãos leigos e sobre a evangelização nas comunidades a partir de temas importantes, como o diálogo entre fé, educação e cultura, e o protagonismo das juventudes. A iniciativa vai reunir 215 participantes, dos 19 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), estando representadas 87 dioceses e 15 movimentos eclesiais nacionais.

Leia mais
.: Bispo enfatiza identidade do leigo e vocação à santidade

Em 2023, o tema escolhido para a 41ª AGO é “A profecia do laicato”. Este tema foi proposto dentro do itinerário do jubileu de 50 anos do CNLB: profecia (2023), testemunho (2024) e memória (2025), cada ano com um tema central para ser celebrado nas atividades do organismo.

O lema escolhido é “Cristãs leigas e leigos: Não deixemos morrer a profecia”. Esta é uma citação direta de Dom Helder Câmara, que foi arcebispo de Olinda e Recife, no período de 1964 a 1985. Na iluminação bíblica, o trecho selecionado é “Ele me ungiu para anunciar a Boa Nova aos pobres” (cf. Lc 4,18), um chamado que ecoa constantemente para que o CNLB renove sua vocação profética de transformação da sociedade, vocação privilegiada.

Cartaz

O cartaz da Assembleia foi idealizado pelos leigos Isaías Araújo e Yves de Lima Justino, ambos da cidade de Natal (RN). Segundo os autores, os elementos que compõem a arte dialogam com a diversidade de Igreja e seus aspectos teológicos fundamentais. Além disso, o visual faz referência à cultura do estado de Pernambuco com uma paleta de cores extraída da logo do CNLB e do Ano Vocacional da Igreja no Brasil.

As cores e a tipografia fazem alusão às festas juninas, que são celebradas nesta época do ano. Ao centro estão sobrepostos um sol amarelo, representando o amanhecer, um sol alaranjado, significando o entardecer, e a cruz peitoral de Dom Helder Câmara. O religioso também é representado em uma silhueta, assim como o Papa Francisco, simbolizando sua participação na caminhada, ainda que não estejam presentes fisicamente. Por fim, as pessoas alinhadas representam a diversidade da Igreja, ao passo que a ausência dos rostos simboliza a subjetividade de cada um.

O CNLB e a arquidiocese de Olinda e Recife convidaram os profissionais de comunicação para participar de uma coletiva de imprensa de apresentação da 41ª Assembleia Nacional do Laicato do Brasil, no dia 7 de junho, às 10h30. Durante a entrevista serão apresentados os detalhes da organização, estrutura e programação do encontro, que é um dos maiores eventos para os leigos e as leigas da Igreja no Brasil. A coletiva será transmitida pelos canais de comunicação do CNLB.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo