ASSEMBLEIA GERAL

Bispos iniciam votação para nova presidência da CNBB nesta segunda

Eleições para os cargos de presidente, primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente e secretário-geral do quadriênio 2023-2027 serão iniciadas por volta das 12h

Da Redação, com CNBB

Eleições para a presidência da CNBB para o quadriênio 2023-2027 serão realizadas na manhã desta segunda-feira, 24 / Foto: Reprodução TV Canção Nova

Após o retiro realizado neste final de semana, 22 e 23, os bispos retomam as atividades da 60º Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Abrindo esta última semana de reuniões, hoje o episcopado brasileiro vai às urnas para eleger sua nova presidência para o quadriênio 2023-2027.

Serão escolhidos bispos para ocupar os cargos de presidente, primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente e secretário-geral. Atualmente, os religiosos que ocupam essas posições são Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte (MG); Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS); Dom Mário Antônio da Silva, bispo de Roraima (RR); e Dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), respectivamente.

Os votos são secretos e as escolhas devem ser realizadas em até três escrutínios. Para ser eleito para um dos cargos, o bispo deve obter, pelo menos, dois terços dos votos, no primeiro ou no segundo escrutínio. A votação deve se iniciar por volta das 12h.

Leia também
.: Confira como vai ser a eleição da nova presidência da CNBB
.: Em coletiva, bispo atualiza andamento do Sínodo sobre a Sinodalidade

O colegiado ainda elegerá, ao longo da semana, os 12 presidentes das Comissões Episcopais permanentes, os dois representantes do Brasil no Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho (CELAM) e os dois bispos que participarão do Sínodo sobre a Sinodalidade em Roma no mês de outubro.

Outras atividades do dia

A sessão desta manhã terá também um balanço sobre a Campanha da Fraternidade 2023, que tem como temática a questão da fome no país, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e informes das Comissões para a Amazônia e a de Mineração e Ecologia Integral da CNBB.

No período da tarde, a coletiva de imprensa acontecerá, às 15h, com a presença de Dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ), que abordará o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS); do Cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus (AM); e de Dom Evaristo Spengler, bispo de Roraima (RR), que falarão sobre a Amazônia.

Por fim, os bispos participarão, às 18h30, da celebração eucarística com vésperas dedicada ao 3º Ano Vocacional do Brasil. A Santa Missa será presidida por Dom João Francisco Salm, bispo de Novo Hamburgo e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo