Assembleia da CNBB

Bispos se preparam para retiro neste fim de semana

No sábado e domingo, o colegiado estará unido em oração para aprofundar as reflexões; Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida (SP), será o condutor

Gabriel Fontana, com colaboração de Mauriceia Silva
Da Redação

Dom Gregório Paixão (à esquerda) e Dom Dimas Lara falam sobre retiro durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB / Foto: Montagem – Canção Nova

Em meio às atividades da 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o episcopado se prepara para um retiro. Neste final de semana, 22 e 23, todos estarão em oração, para se aprofundarem nas reflexões propostas e nos desafios que a Igreja no Brasil enfrenta.

O condutor das reflexões será o Arcebispo de Aparecida (SP) e “anfitrião” do evento, Dom Orlando Brandes. Se a rotina na Assembleia já envolve as orações da Liturgia das Horas, do Terço e a celebração da Santa Missa, nestes dois dias elas serão ainda mais intensificadas para a sequência das atividades.

“A Assembleia é caracterizada por muito trabalho, muita reflexão, partilha, convivência fraterna, mas também muita oração”, comenta Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo de Campo Grande (MS). “No meio do caminho sempre paramos para um retiro em que os bispos têm a oportunidade inclusive de se confessar, de se preparar da melhor maneira possível. Isso porque a “parte do leão”, digamos assim, das nossas reflexões acontecem justamente na segunda-feira”, completa Dom Dimas. 

O bispo de Petrópolis (RJ), Dom Gregório Paixão, ressalta a importância de rezar e ouvir a Deus, recordando-se do próprio Cristo. “Jesus trabalhava bastante nas mais diferentes frentes, mas em momentos específicos Ele parava e se encontrava com o seu Pai, pela ação do Espírito Santo. Então é isso que nós fazemos nesse momento de parada e de profunda alegria: conversarmos com Deus para que, de um modo ainda melhor, nós possamos conversar com as mais diferentes pessoas, levando a Palavra de Deus, aquilo que nós cativamos dentro de nós”, explica o bispo.

Última semana de Assembleia

Após o retiro no sábado e no domingo, que também contará com uma celebração eucarística penitencial, as atividades da 60ª Assembleia Geral da CNBB retornam à normalidade na segunda-feira, 24. O evento se estende até a sexta-feira, 28, e a cobertura jornalística completa dos acontecimentos você acompanha no Sistema Canção Nova de Comunicação.

Leia mais
.: Bispos discutem atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora
.: Em Aparecida, bispos falam sobre Ação Evangelizadora e Doutrina da fé

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo