59ª ASSEMBLEIA GERAL

Bispo enfatiza identidade do leigo e vocação à santidade

Participando da 59ª Assembleia Geral da CNBB, o presidente da Comissão para o Laicato, Dom Giovane Pereira Melo, concedeu entrevista sobre a identidade do leigo

Huana Cruz
Enviada Aparecida (SP)

“O leigo pode exercer a sua identidade a partir do Batismo”, afirmou Dom Giovane Pereira Melo / Foto: Wesley Almeida – CN

Os leigos compõem boa parte da Igreja Católica. Podem ser vistos em atividades extra-eclesiais da mesma forma que exercendo inúmeras funções nas comunidades e nos movimentos paroquiais. São inseridos no corpo místico de Cristo pelo Batismo, que os regenerou para a nova vida. Pela regeneração batismal, todos se tornam povo de Deus (Igreja) e participam da mesma vida de santidade da cabeça, que é Cristo. Isto lhes garante direitos e lhes impõe deveres.

“O leigo pode exercer a sua identidade a partir do Batismo. A Igreja entende que o campo, a missão específica dos cristãos leigos e leigas é o mundo. A realidade do trabalho, realidade da política, a realidade da educação, dos meios de comunicação social, a realidade do trabalho. Isso não tira a importância e a participação dos cristãos leigos no interior da Igreja, por meio da catequese e dos diversos ministérios”. Quem afirma é o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Giovane Pereira Melo. Ele participa da 59ª Assembleia Geral da entidade em Aparecida (SP).

Na identidade do leigo batizado a vocação à santidade

Na particularidade de sua vocação, sejam eles solteiros ou casados, na vida conjugal bem como na educação dos filhos, os leigos devem, de acordo com suas realidades temporais, dar testemunho de Cristo. Diante desse contexto, “é necessário os leigos terem os santos como referência, pois eles são referência para nós, são homens e mulheres que viveram e testemunharam a vida com seu exemplo, suas palavras e o Evangelho de Jesus”, ressalta Dom Giovanni.

Para o bispo, todos são chamados pelo Batismo a serem santos, porque essa é a vocação como batizados em nome da Santíssima Trindade. A identidade e missão do leigo estão intimamente ligadas à identidade e à missão do próprio Cristo e de sua Igreja. Ela nasce de Cristo, através da consumação da obra dada pelo Pai, e pelo Espírito Santificador da Igreja, ela se mantém. É na fundação da Igreja que se manifesta o seu mistério.

“Cada um vive e procura construir a santidade a partir da sua vida, da sua escolha vocacional, como casado, como religioso, como consagrado, como ministro ordenado. Cada um de nós de alguma forma ou de outra, podemos e devemos construir e viver a santidade”, ressalta.

Dom Giovani destacou ainda o chamado a sermos construtores de paz, de amor e de fraternidade. “O mundo de hoje já tem muita violência, por isso devemos ser como São Francisco de Assis nos pede, sermos instrumentos da paz, construtores de paz, pontes para que o mundo seja mais humano, mais fraterno e que a gente possa construir no dia a dia um mundo bom para a gente viver”. Uma tarefa não só para as pessoas de hoje, mas também para as futuras gerações.

Distinção entre hierarquia e laicato

É de fundamental importância notar que os leigos sempre existiram na Igreja, uma vez que é a partir do Batismo que se estabelece uma condição para a distinção dos membros da Igreja: clérigos, religiosos ou leigos.

Além dessa distinção que se pode adquirir a partir desse primeiro sacramento, faz-se necessário entender que o termo “leigo”, quando usado em contexto moderno, adquire uma conotação de alguém “ignorante”, que não sabe de alguma coisa. Porém, em contexto eclesial, o termo é usado simplesmente para diferenciar os membros que não receberam o Sacramento da Ordem ou que não se tornaram religiosos.

Essa distinção entre hierarquia e laicato existe desde os primórdios da Igreja, já podendo ser vislumbrada nos próprios textos bíblicos que desde o início diferenciava presbíteros e pastores de outros membros da Igreja.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo