Evento reunirá centenas de pessoas e sua programação contará com ações reflexivas e comunitárias junto dos menos favorecidos
Ronnaldh Oliveira
Enviado a Recife (PE)
Nesta sexta-feira, 11, começa, na Arquidiocese de Olinda e Recife, o 18º Congresso Eucarístico Nacional. Adiado em 2020 devido à Pandemia de Covid-19, contará este ano com a presença de diversos bispos do Brasil, religiosos, autoridades civis e o povo de Deus.
Leia também
.: Papa ao Congresso Eucarístico Nacional: sigam no caminho do diálogo
Com o tema “Pão em todas as mesas” e o lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessidades entre eles”, o Congresso busca refletir sobre a necessidade da Eucaristia na vida dos cristãos, “professar publicamente a fé em Jesus Cristo”.
O enviado do Papa Francisco ao evento é o bispo emérito de Leiria-Fátima, Portugal, o Cardeal Antonio Augusto dos Santos Marto, que chegou às terras pernambucanas nesta quarta-feira, 9. Ele foi recebido no Aeroporto Internacional de Recife pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antonio Fernando Saburido.
A Programação
Na sexta, 11, o Congresso começa logo pela manhã às 8h na capela que está sendo montada no Centro de Convenções de Recife. As feiras católicas e exposições também começarão neste mesmo horário.
Já no período da tarde, às 15h, na Catedral da Sé da Arquidiocese, os duzentos bispos inscritos rezarão a liturgia das horas e posteriormente, após visitarem o museu de arte sacra e o seminário de Olinda, serão encaminhados novamente para o Centro de Convenções para a missa de abertura oficial.
Já no sábado, 12, a programação envolverá Momento Mariano, Celebração Eucarística e catequese pública nas paróquias. Às 20h, no Centro de Convenções, uma Vigília para e com as juventudes.
Acesse
.: Mais notícias sobre o 18º Congresso Eucarístico Nacional
No dia 13, inúmeras paróquias da arquidiocese receberão celebrações de primeira eucaristia. Na segunda, 14, as comunidades paroquiais receberão missas, priorizando as periferias.
O último dia do evento será marcado por uma visita guiada pela cidade de Olinda e Recife, assim como o “Encontro de Coros” na Basílica do Carmo. Outro evento significativo será a inauguração da Casa do Pão, que oportunizará um almoço para os irmãos em situação de rua. Haverá também Apresentação Musical e a Celebração Eucarística de conclusão no marco zero, contando com a procissão junto do Santíssimo Sacramento até o Pátio da Basílica do Carmo.
Simpósio Teológico
O Congresso reunirá centenas de pessoas para, seguindo o objetivo do encontro, professar e dar testemunho público da fé no mistério eucarístico. A organização pensou em momentos para aprofundar a Teologia da Eucaristia.
Para isso, o Simpósio Teológico contará com conferências e oficinas que serão desenvolvidas a partir do Texto-base encaminhado ano passado para as Arquidioceses e dioceses de todo o território nacional.