Após últimos compromissos na Turquia, Pontífice seguiu para o Líbano, onde tem agenda diplomática a cumprir neste domingo, 30
Da Redação, com Vatican News

Papa Leão XIV desce do avião após aterrisar no Líbano / Foto: REUTERS/Yara Nardi
O Papa Leão XIV chegou ao Líbano. Após os compromissos na Turquia no período da manhã, o Santo Padre prosseguiu para a segunda etapa da viagem apostólica, a primeira de seu pontificado, que se estende até a terça-feira, 2.
Os últimos compromissos na Turquia foram o almoço com o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, e a cerimônia de despedida no Aeroporto de Istambul/Atatürk. O avião decolou às 15h01 do horário local.
A aterrissagem no Líbano aconteceu por volta das 15h34 do horário local. Leão XIV foi recebido pelo presidente do país, Joseph Aoun, pelo presidente do parlamento, Nabih Berri, e pelo primeiro-ministro, Nawaf Salam. Também acolheram o Papa duas crianças com trajes típicos que ofereceram comidas típicas e flores.
Acesse
.: Todas as notícias sobre a viagem de Leão XIV à Turquia e Líbano
A cerimônia de boas-vindas no Aeroporto de Beirute contou com a recepção oficial ao Pontífice e a guarda de honra. Após atos protocolares, o Santo Padre seguiu de carro para o Palácio Presidencial, onde terá uma visita de cortesia ao presidente e encontros com o presidente do Parlamento, o primeiro-ministro e, por fim, com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático.

Papa Leão XIV e Patriarca de Constantinopla, Bartolomeu I, estiveram reunidos neste domingo, 30 / Foto: Vatican Media/IPA/Sipa USA via Reuters Connect
Próximos compromissos
Os compromissos do Papa no Líbano continuam nesta segunda-feira, 1º de dezembro. Pela manhã, Leão XIV visitará o túmulo de São Charbel Maklūf no Moteiro São Maron, em Annaya, para um momento de oração. Em seguida, terá um encontro com os bispos, sacerdotes, consagrados e agentes pastorais no Santuário de Nossa Senhora do Líbano, em Harissa.
Leia mais
.: Papa no Líbano: sua presença é sempre importante, afirma especialista
À tarde, o Pontífice se reunirá de forma privada com os Patriarcas católicos na Nunciatura Apostólica. Mais tarde, o Santo Padre terá um encontro ecumênico e inter-religioso na Praça dos Mártires, em Beirute, e se encontrará com os jovens na praça em frente ao Patriarcado Maronita de Antioquia, em Bkerké.
Na terça-feira, 2, Leão XIV visitará funcionários e pacientes do Hospital De La Croix, em Jal ed Dib. Em seguida, o Papa se dirigirá ao Porto de Beirute para um momento de oração no local da explosão ocorrida em 2020. O ápice da visita ao Líbano será a celebração da Missa, na Beirut Waterfront.
Por fim, o Pontífice seguirá para o Aeroporto de Beirute, onde ocorrerá a cerimônia de despedida. A partida do avião com destino a Roma está prevista para 13h15 do horário local e a estimativa do tempo de voo é de cerca de quatro horas.




