CERIMÔNIA

Brasileiro será ordenado padre pelo Papa durante o Jubileu

Um diácono de Brasília será ordenado padre pelo Papa Leão XIV durante as celebrações do Jubileu dos Sacerdotes em Roma. Lucas Soares foi o escolhido por sorteio, feito pelo Arcebispo de Brasília, Cardeal Paulo Cezar Costa.

Reportagem de Francisco Coelho e Ersomar Ribeiro

É na paróquia Bom Jesus dos Aflitos que o diácono Lucas Soares trabalha. Desde o ano passado, ele ajuda o pároco no dia a dia. A Igreja está bem cuidada e sob os olhares atentos do futuro padre.

Ministra da Eucaristia e servindo no local há mais de 30 anos, Dona Doneci disse ter se emocionado com a notícia da ordenação do diácono pelas mãos do Papa Leão XIV.  “Emocionei, chorei de alegria, porque é uma bênção, uma bênção. Nós fomos agraciados pela nossa paróquia por ter ele aqui conosco”, disse emocionada a ministra da eucaristia, Doneci Alves.

Foi na histórica cidade de Planaltina, no Distrito Federal, que Lucas cresceu e deu início à caminhada cristã. De uma família que sempre participou das atividades religiosas da região e não perdia a tradicional festa do divino Espírito Santo. “Foi ali que começou, onde eu cresci, onde eu nasci e também começou a minha caminhada de fé. Sempre tive nesse ambiente de Igreja, mas aquela experiência pessoal mesmo com Deus, eu tive mais ou menos ali quando eu tinha 15 anos. Numa experiência de vigília com alguns jovens na adoração santíssima, eu tive uma experiência de conversão, de perceber Deus nessa relação um pouco mais pessoal”. 

‘A esperança não decepciona’, esse é o lema escolhido pelo diácono Lucas Soares para seguir os passos de Jesus no anúncio do Evangelho. O futuro padre recebeu com alegria a notícia da ordenação em Roma e tem no coração o forte desejo de servir como presbítero da Igreja.

“São todas realidades de profunda graça, mas o que há no coração assim, é aquele sentimento de que eu quero ser padre, eu quero poder celebrar missa, eu quero atender confissão. E então diante dessas inúmeras graças das quais eu muito me alegro e de ser ordenado na praça de São Pedro, de ser ordenado pelo Papa Leão XIV,  é uma das graças das quais eu estou mais me alegrando nesse período é a graça de ser ordenado o padre.”, relatou. 

A escolha de Lucas para a ordenação durante o jubileu dos sacerdotes foi por meio de um sorteio. O Vaticano enviou o pedido para o envio de diáconos de todo o mundo para participar do encontro com o Papa Leão XIV.

“Representa alegria, não é, de ter um dos seus filhos sendo ordenado pelo nosso já amado Papa Leão XIV. Não foi um pedido da Arquidiocese de Brasília, essa ordenação faz parte da programação do jubileu”, concluiu Cardeal Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília. 

A ordenação está marcada para o dia 27 de junho na solenidade do Sagrado Coração de Jesus na Praça de São Pedro no Vaticano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo