Papa se encontra com autoridades e fala de liberdade religiosa

Francisco destacou valor da liberdade religiosa e de expressão e citou a Albânia como modelo de respeito e convívio pacífico

Lízia Costa
Da Redação

Papa destaca convívio pacífico na Albânia / Foto: Reprodução CTV

Papa destaca convívio pacífico na Albânia / Foto: Reprodução CTV

O Papa Francisco chegou neste domingo, 21, à Albânia, para a visita de um dia ao país. O Pontífice foi recebido pelo primeiro-ministro, Edi Rama, e seguiu para o primeiro compromisso: um encontro com as autoridades albanesas e o corpo diplomático.

Acesse
.: Discurso do Papa no encontro com autoridades da Albânia
.: Todas as notícias sobre a viagem do Papa à Albânia
.: Programação da viagem do Papa à Albânia

Durante o encontro, que aconteceu no Palácio Presidencial, O Santo Padre agradeceu ao convite feito a ele de visitar o país, conhecido também como “Terra das Águias”. “Sinto imensa alegria por estar aqui convosco, na nobre terra da Albânia: terra de heróis, que sacrificaram a vida pela independência do país, e terra de mártires, que testemunharam a sua fé nos tempos difíceis de perseguição”.

O Papa destacou o valor da liberdade religiosa e de expressão, e disse que essas são condições para o progresso econômico e social de qualquer país. Ao se referir a esta realidade na Albânia, elogiou o relacionamento de paz entre as religiões. “Alegro-me, de modo particular, por uma característica feliz da Albânia: refiro-me à convivência pacífica e à colaboração entre os seguidores de diferentes religiões. O clima de respeito e mútua confiança entre católicos, ortodoxos e muçulmanos é um bem precioso para o país” .

Sua Santidade afirmou que, neste tempo, a relação entre as diferentes manifestações religiosas “tem sido deturpada por parte de grupos extremistas”, gerando assim conflitos e violência em vez de “diálogo aberto e respeitoso e de uma reflexão comum sobre o que significa crer em Deus”.

O Pontífice destacou que não se pode “tomar Deus por escudo”, utilizando-O como pretexto para ações contrárias à dignidade do homem e seus direitos humanos fundamentais, principalmente no que diz respeito à liberdade religiosa. Ele citou a Albânia como modelo de respeito e convívio pacífico. “Que a Albânia possa continuar sempre por esta estrada, tornando-se um exemplo de inspiração para tantos países”.

Comitiva papal e autoridades da Albânia acompanham discurso do Papa Francisco / Foto: Reprodução CTV

Comitiva papal e autoridades da Albânia acompanham discurso do Papa Francisco / Foto: Reprodução CTV

Durante o discurso, o Papa dirigiu-se também diretamente ao Presidente, ressaltando o valor da liberdade política vivida atualmente no país.  “Por intermédio de eleições livres e novos ordenamentos institucionais, consolidou-se o pluralismo democrático, e isso favoreceu também a retomada das atividades econômicas”.

Os mártires e a Beata Madre Teresa foram lembrados pelo Papa Francisco como “testemunhas heroicas da fé” no país. Às autoridades, Francisco deixou a exortação: “Num mundo que tende à globalização econômica e cultural, é preciso fazer todo o esforço possível para que o crescimento e o progresso sejam postos à disposição de todos e não apenas de uma parte da população”

E encerrou o discurso agradecendo à “delicada hospitalidade”, assim como fizeram em 1993 ao São João Paulo II, e  invocou sobre a Albânia a proteção de Maria, Mãe do Bom Conselho. “Deus derrame sobre a Albânia a sua graça e a sua bênção”.

Leia mais
.: Papa Francisco inicia viagem à Albânia

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo