O bem paga mais que o dinheiro, diz Papa em centro caritativo

Antes de se despedir da Albânia, Francisco encontrou-se com crianças atendidas por centros caritativos

Jéssica Marçal
Da Redação

Francisco discursa a crianças e colaboradores de centro caritativo na Albânia / Foto: Reprodução CTV

Francisco discursa a crianças e colaboradores de centro caritativo na Albânia / Foto: Reprodução CTV

Encerrando as atividades em sua viagem à Albânia neste domingo, 21, o Papa Francisco encontrou-se com crianças do Centro Betânia e de outros centros caritativos do país. Na ocasião, o Papa recordou que o bem paga “infinitamente mais que o dinheiro”.

O Pontífice agradeceu ao acolhimento dado não só a ele nesta visita, mas a todas as crianças necessitadas atendidas pelo centro. Segundo ele, lugares assim confirmam os fiéis na fé, pois é possível ver a fé em caridade concreta, levando luz e esperança em situações de dificuldade.

Acesse
.: Íntegra do discurso do Papa
.: Todas as notícias sobre a viagem do Papa à Albânia
.: Programação da viagem do Papa à Albânia

“Esta fé, que trabalha na caridade, move as montanhas da indiferença, da incredulidade e da apatia e abre os corações e as mãos para realizar o bem e difundi-lo. Por meio de gestos humildes e simples de serviço aos pequenos passa a Boa Notícia de que Jesus ressuscitou e vive em meio a nós”.

Novamente, o convívio pacífico foi destacado pelo Papa Francisco. Ele falou do testemunho dado pelo centro de assistência em que há o convívio pacífico e fraterno entre pessoas de diferentes etnias e religiões. “Aqui as diferenças não impedem a harmonia, a alegria e a paz; antes, se tornam ocasião para o mais profundo conhecimento e compreensão recíproca”.

Nesse contexto, as diferentes experiências religiosas se abrem ao amor respeitoso para com o próximo e não se envergonham da bondade. Segundo Francisco, a bondade gera a consciência tranquila e a alegria profunda mesmo em meio a dificuldades e incompreensões. “Mesmo diante de ofensas sofridas, a bondade não é fraqueza, mas força verdadeira, capaz de renunciar à vingança”.

O Sumo Pontífice também falou às crianças e aos colaboradores do centro sobre a importância do bem, definindo-o como um “prêmio a si mesmo”, como algo que paga infinitamente mais que o dinheiro. Ele destacou ainda que o segredo de uma vida de sucesso é amar e doar-se por amor, o que dá força ao ato de sacrificar-se por amor.

O Santo Padre concluiu seu discurso deixando um encorajamento para a ação caritativa no país. “Continuem, com confiança, a servir nos pobres e nos abandonados o Senhor Jesus e a pregá-lo para que os corações e as mentes de todos se abram ao bem, à caridade ativa, fonte de alegria verdadeira e autêntica”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo