Íntegra

Discurso do Papa na celebração das vésperas na Albânia

brasão_papafrancisco
Viagem Apostólica à Albânia

Celebração das Vésperas com sacerdotes, religiosas, religiosos, seminaristas e movimentos leigos
Catedral de Tirana
Domingo, 21 de setembro de 2014

Discurso espontâneo do Papa

Boletim da Santa Sé
Tradução: Jéssica Marçal

Preparei algumas palavras para vocês, para dizer-vos, e as entregarei ao arcebispo para que ele vos faça chegar depois. A tradução já está feita. Pode-se fazer chegar.

Mas agora, veio-me dizer outra coisa… Ouvimos na Leitura: “Bendito seja Deus, Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, Pai misericordioso e Deus de toda consolação, que nos consola em toda nossa tribulação, para que possamos também nós consolar aqueles que se encontram em qualquer tipo de aflição, com a mesma consolação com que fomos consolados por Deus” (2 Cor 1, 3-4). É o texto sobre o qual hoje a Igreja nos faz refletir nas Vésperas.

Nestes dois meses, eu me preparei para esta visita lendo a história da perseguição na Albânia. E para mim foi uma surpresa: eu não sabia que o vosso povo sofria tanto! Depois, hoje, no caminho do aeroporto até a praça, todas essas fotos dos mártires: vê-se que este povo ainda tem memória de seus mártires, daqueles que sofreram tanto! Um povo de mártires… E hoje, no início desta celebração, toquei dois. Aquilo que eu posso dizer a vocês é aquilo que eles disseram, com suas vidas, com suas palavras simples… Contaram as coisas com uma simplicidade… mas tão dolorosa! E nós podemos perguntar a eles: “Mas, como vocês fizeram para sobreviver a tanta tribulação?”. E nos dirão isto que ouvimos neste trecho da Segunda Carta aos Coríntios: “Deus é Pai misericordioso e Deus de toda consolação. Foi Ele a nos consolar!”. Disseram isso com uma simplicidade. Sofreram demais. Sofreram fisicamente, psicologicamente e também aquela angústia da incerteza: se seriam fuzilados ou não, e assim viviam, com aquela angústia. E o Senhor os consolava…

Penso em Pedro, no cárcere, acorrentado, com as correntes; toda a Igreja rezava por ele. E o Senhor consolou Pedro. E os mártires e estes dois que ouvimos hoje, o Senhor os consolou porque havia gente na Igreja, o povo de Deus – as velhinhas santas e boas, tantas irmãs de clausura… – que rezavam por eles. E Este é o mistério da Igreja: quando a Igreja pede ao Senhor para consolar o seu povo; e o Senhor consola humildemente, também de forma escondida. Consola na intimidade do coração e consola com a fortaleza.

Tenho certeza de que eles não se vangloriam daquilo que viveram, porque sabem que foi o Senhor a levá-los adiante. Mas eles nos dizem algo! Dizem-nos que para nós, que fomos chamados pelo Senhor para segui-Lo próximo, a única consolação vem Dele. Ai de nós se procurarmos outro consolo! Ai dos padres, dos religiosos, das irmãs, das noviças, dos consagrados quando procuram consolo longe do Senhor! Eu não quero “bater” em vocês hoje, não quero me tornar o “carrasco” aqui; mas saibam bem: se vocês procuram consolo em outra parte, não serão felizes! Mais ainda: não poderão consolar ninguém, porque o teu coração não foi aberto ao consolo do Senhor. E você terminará, como diz o grande Elias ao povo de Israel, “mancando com as duas pernas”. “Bendito seja Deus Pai, Deus de toda consolação, que nos consola em toda nossa tribulação, para que possamos também nós consolar aqueles que se encontram em qualquer tipo de aflição, com a mesma consolação com que fomos consolados por Deus”. É o que fizeram estes dois, hoje. Humildemente, sem pretensões, sem vangloriar-se, fazendo um serviço para nós: de consolar-nos. Dizem-nos também: “Somos pecadores, mas o Senhor esteve conosco. Este é o caminho. Não desencorajem!”. Desculpem-me, se vos uso hoje como exemplo, mas todos devemos ser exemplo uns para os outros. Vamos para casa pensando bem: hoje tocamos os mártires.

…………………………………………….

Discurso dado como lido e entregue ao arcebispo local

Boletim da Santa Sé

Amados irmãos e irmãs!

É para mim uma alegria encontrar-vos na vossa amada terra; dou graças ao Senhor e agradeço a todos pela vossa recepção. O facto de me encontrar no vosso meio permite-me expressar melhor a minha solidariedade com o vosso trabalho de evangelização.

Desde que o vosso país saiu da ditadura, as comunidades eclesiais recomeçaram a caminhar e a organizar-se em vista da acção pastoral, olhando com esperança para o futuro. De modo particular, o meu agradecimento vai para aqueles Pastores que pagaram, por caro preço, a fidelidade a Cristo e a decisão de permanecer unidos ao Sucessor de Pedro. Foram corajosos na dificuldade e na provação! Temos ainda entre nós sacerdotes e religiosos que experimentaram a prisão e a perseguição, como a irmã e o irmão que nos contaram a sua história. Abraço-vos, comovido, e louvo a Deus pelo vosso fiel testemunho, que estimula a Igreja inteira a prosseguir com alegria no anúncio do Evangelho.

Aproveitando esta experiência, a Igreja na Albânia pode crescer na missionariedade e na coragem apostólica. Conheço e aprecio o empenho com que vos opondes a novas formas de «ditadura» que acabam por manter escravas as pessoas e as comunidades. Se o regime ateu procurava sufocar a fé, estas ditaduras, mais subtis, podem sufocar a caridade. Penso no individualismo, nas rivalidades e nos conflitos exacerbados: é uma mentalidade mundana que pode contagiar também a comunidade cristã. De nada serve desanimar perante estas dificuldades; não tenhais medo de seguir em frente na estrada do Senhor. Ele está sempre ao vosso lado, dá-vos a sua graça e ajuda a apoiar-vos uns aos outros, a aceitar-vos tal como sois, com compreensão e compaixão, a cultivar a comunhão fraterna.

A evangelização é mais eficaz, quando é realizada com unidade de intentos e uma colaboração sincera entre as diferentes realidades eclesiais e entre missionários e clero local: isto requer coragem para continuar na busca de formas de trabalho comum e de ajuda recíproca nos campos da catequese, da educação católica, bem como da promoção humana e da caridade. Preciosa nestes âmbitos é também a contribuição dos movimentos eclesiais que sabem programar e agir em comunhão com os Pastores e entre si. É o que vejo aqui: bispos, sacerdotes, religiosos e leigos, uma Igreja que quer caminhar na fraternidade e na unidade.

Quando se coloca o amor de Cristo acima de tudo, até mesmo de legítimas exigências particulares, então tornamo-nos capazes de sair de nós mesmos, das nossas «insignificâncias» pessoais ou de grupo, e caminhar para Jesus que vem ao nosso encontro nos irmãos; hoje as suas chagas ainda são visíveis no corpo de tantos homens e mulheres que têm fome e sede, que são humilhados, que estão no cárcere ou no hospital. E precisamente tocando e cuidando com ternura destas chagas, é possível viver plenamente o Evangelho e adorar a Deus vivo no meio de nós.

Muitos são os problemas que enfrentais cada dia! Impelem-vos a mergulhar, com paixão, numa generosa actividade apostólica. Sabemos porém que, sozinhos, nada podemos fazer. «Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os construtores» (Sal 127/126, 1). Esta certeza chama-nos a dar quotidianamente o justo espaço ao Senhor, a dedicar-Lhe tempo, a abrir-Lhe o coração, para que Ele actue na nossa vida e na nossa missão. O que o Senhor promete a uma oração confiante e perseverante supera tudo aquilo que possamos imaginar (cf. Lc 11, 11-12): para além do que pedimos, dá-nos também o Espírito Santo. No meio dos compromissos mais urgentes e árduos, torna-se indispensável a dimensão contemplativa. E quanto mais a missão nos chama a ir para as periferias existenciais, tanto mais o nosso coração sente intimamente a necessidade de estar unido ao de Cristo, cheio de misericórdia e amor.

E, considerando que os sacerdotes e os consagrados ainda não são suficientes, o Senhor Jesus repete hoje também a vós: «A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao Senhor da messe para que envie trabalhadores para a sua messe» (Mt 9, 37-38). E não se pode esquecer que esta oração parte de um olhar: o olhar de Jesus, que vê a abundância da colheita. Porventura temos nós também este olhar? Sabemos reconhecer a abundância dos frutos que a graça de Deus fez crescer, e a abundância de trabalho que há para fazer no campo do Senhor? É a partir deste olhar de fé sobre o campo de Deus que nasce a oração, a súplica diária e premente ao Senhor pelas vocações sacerdotais e religiosas. Vós, queridos seminaristas, e vós, queridos postulantes e noviços, sois fruto desta oração do Povo de Deus, que sempre precede e acompanha a vossa resposta pessoal. A Igreja na Albânia precisa do vosso entusiasmo e da vossa generosidade. O tempo, que hoje dedicais a uma sólida formação espiritual, teológica, comunitária e pastoral, é fecundo permitindo-vos, amanhã, servir adequadamente o povo de Deus. Mais do que mestres, as pessoas procuram testemunhas: testemunhas humildes da misericórdia e da ternura de Deus; sacerdotes e religiosos configurados a Jesus Bom Pastor, capazes de comunicar a todos a caridade de Cristo.

A este respeito quero, juntamente convosco e todo o povo albanês, dar graças a Deus por tantos missionários e missionárias cuja acção foi determinante para o renascimento da Igreja na Albânia e permanece, ainda hoje, de grande relevância. Contribuíram notavelmente para consolidar o património espiritual que bispos, sacerdotes, pessoas consagradas e leigos albaneses preservaram no meio de duríssimas provas e tribulações. Pensemos no grande trabalho feito pelos Institutos religiosos para a retoma da educação católica: este trabalho merece ser reconhecido e sustentado.

Amados irmãos e irmãs, não desanimeis perante as dificuldades! Seguindo as pegadas dos vossos pais, sede tenazes em dar testemunho de Cristo, caminhando «junto com Deus, rumo à esperança que nunca desilude». No vosso caminho, senti-vos sempre acompanhados e sustentados pelo afecto da Igreja inteira. De coração vos agradeço este encontro e confio à Santa Mãe de Deus cada um de vós e vossas comunidades, com seus projectos e esperanças. Abençoo-vos de todo o coração e peço-vos, por favor, que rezeis por mim.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo