Íntegra

Discurso do Papa em centro caritativo na Albânia

brasão_papafrancisco
Viagem Apostólica à Albânia

Encontro com crianças do Centro Betânia e com representantes de assistidos de outros centros caritativos do país
Igreja do Centro
Domingo, 21 de setembro de 2014

Boletim da Santa Sé

Queridos amigos do Centro Betânia,

De coração vos agradeço pela vossa jubilosa recepção! E sobretudo agradeço-vos pela recepção que aqui se oferece cada dia a tantas crianças e adolescentes carecidos de tratamento, de carinho, de um ambiente sereno e de pessoas amigas que sejam também verdadeiros educadores, um exemplo de vida e um apoio.

Em lugares como este, todos somos confirmados na fé, todos nos sentimos ajudados a crer, porque vemos a fé fazer-se caridade concreta. Vemo-la levar luz e esperança a situações de grave contrariedade; vemo-la reacender-se no coração de pessoas tocadas pelo Espírito de Jesus, que disse: «Quem receber um destes meninos em meu nome é a Mim que recebe» (Mc 9, 37). Esta fé que opera na caridade move as montanhas da indiferença, da incredulidade e da apatia e abre os corações e as mãos para fazer o bem e irradiá-lo. Através de gestos humildes e simples de serviço aos pequeninos, passa a Boa Nova de Jesus que ressuscitou e vive entre nós.

Além disso, este Centro testemunha que é possível uma convivência pacífica e fraterna entre pessoas pertencentes a várias etnias e a diferentes confissões religiosas. Aqui as diferenças não impedem a harmonia, a alegria e a paz; antes, tornam-se ocasião para um conhecimento mais profundo e mútua compreensão. As diferentes experiências religiosas abrem-se ao amor respeitoso e eficaz para com o próximo; cada comunidade religiosa exprime-se através do amor e não da violência; não se envergonha da bondade. Esta, a quem a faz crescer dentro de si, dá uma consciência tranquila, uma alegria profunda, mesmo no meio de dificuldades e incompreensões. E até perante as ofensas sofridas, a bondade não é fraqueza mas verdadeira força, capaz de renunciar à vingança.

O bem é prémio em si mesmo, aproximando-nos de Deus, Sumo Bem. Faz-nos pensar como Ele, faz-nos ver a realidade da nossa vida à luz do seu desígnio de amor para cada um de nós, faz-nos saborear as pequenas alegrias de cada dia e ampara-nos nas dificuldades e nas provações. O bem paga infinitamente mais do que o dinheiro, que, pelo contrário, desilude porque fomos criados para acolher o amor de Deus e dá-lo, por nossa vez, aos outros, e não para medir tudo em termos de dinheiro ou de poder.

Queridos amigos, na sua saudação, a vossa Directora recordou as etapas percorridas pela vossa Associação e as obras nascidas da intuição da fundadora, a senhora Antonieta Vitale – que saúdo cordialmente e agradeço pela sua hospitalidade –, e pôs em evidência a ajuda dos benfeitores e os progressos das várias iniciativas. Mencionou as muitas crianças carinhosamente recebidas e cuidadas. Mirjan, por sua vez, deu testemunho da sua experiência pessoal, da maravilha e gratidão por um encontro que transformou a sua vida e a abriu a novos horizontes, fazendo-lhe encontrar novos amigos e um Amigo ainda maior e melhor que os outros: Jesus. Ele disse algo muito significativo a propósito dos voluntários que prestam aqui a sua colaboração; disse: «Há quinze anos que se sacrificam com alegria por amor de Jesus e amor a todos nós». É uma frase que revela como dar-se por amor de Jesus suscita alegria e esperança, e como servir os irmãos se transforma em reinar juntamente com Deus. Estas palavras de Mirjan-Paulo podem parecer paradoxais para grande parte do nosso mundo, que tem dificuldade em compreendê-las e procura freneticamente nas riquezas terrenas, na posse e na diversão finalizadas em si mesmas a chave para a sua existência, encontrando pelo contrário alienação e aturdimento.

O segredo duma vida bem-sucedida é, pelo contrário, amar e dar-se por amor. Então encontra-se a força de «sacrificar-se com alegria» e o serviço mais exigente torna-se fonte duma alegria maior. Então as opções definitivas de vida deixam de meter medo, mas aparecem na sua verdadeira luz, como uma forma de realizar plenamente a própria liberdade.

O Senhor Jesus e sua Mãe, a Virgem Maria, abençoem a vossa Associação, este Centro Betânia e os outros Centros que a caridade fez surgir e a Providência fez crescer. Abençoem todos os voluntários, os benfeitores e todas as crianças e adolescentes acolhidos. O vosso Padroeiro Santo António de Pádua vos acompanhe no caminho. Continuai com confiança a servir, nos pobres e abandonados, o Senhor Jesus e a pedir-Lhe que os corações e as mentes de todos se abram para o bem, a caridade operosa, fonte de verdadeira e autêntica alegria. Peço-vos, por favor, que rezeis por mim e de coração vos abençoo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo