NO TWITTER

Que o nosso coração se assemelhe ao de Jesus, exorta Papa

Francisco publica mensagem por ocasião da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebrada nesta sexta-feira, 16

Da Redação, com Vatican News

Papa durante JMJ Panamá /Foto: REUTERS – Henry Romero

Nesta sexta-feira, 16, a Igreja celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Por ocasião da data, o Papa Francisco publicou uma mensagem em seu perfil no Twitter falando sobre a devoção. O Santo Padre escreveu:

“Nesta festa e neste mês do Coração de Jesus, peçamos ao Senhor que faça com que o nosso coração se assemelhe ao seu e que sejamos seus instrumentos para que Ele possa ‘passar fazendo o bem’ a todos.”

No Evangelho do dia, Jesus fala sobre Seu coração quando diz: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (cf. Mt 11,28-30).

Sobre a devoção

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é muito antiga. Alguns estudiosos indicam que ela surgiu com São João Evangelista, em dois momentos distintos: ao recostar-se no peito do Cristo durante a última ceia (cf. Jo 13,23) e ao testemunhar a lança perfurando o coração de seu Mestre na cruz, do qual jorrou sangue e água (cf. Jo 19,34).

Contudo, essa espiritualidade se difundiu especialmente no século XVII, com Santa Margarida Maria Alacoque. À monja do Mosteiro da Visitação, na França, Jesus apareceu três vezes entre 1673 e 1675. Em uma destas ocasiões, disse à religiosa: “Vede Margarida, o coração que tanto amou o mundo e que recebe tanto desprezo”.

Então, Santa Margarida Maria Alacoque se dedicou a propagar essa devoção, para reparar os pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus. A data foi instituída, em 1856, pelo Papa Pio IX, quase duzentos anos após as aparições. A Solenidade se dá sempre na segunda sexta-feira após Corpus Christi, que este ano foi celebrado no dia 8 de junho.

O Sagrado Coração de Jesus é retratado de acordo com a visão mística que a santa francesa teve. Nela, ela vislumbrou Jesus com Seu coração para fora do peito, com a chaga aberta pela lança, dilatado, coroado por espinhos e queimando de amor. Também há o ícone da cruz, que representa o sacrifício de Cristo pela humanidade.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo