Data internacional

Papa recorda Dia do Esporte para a Paz e o Desenvolvimento

Expectativa do Sumo Pontífice é de intensificação das atitudes de amizade e fraternidade

Da Redação, com Vatican News 

Foto: Vatican Media via REUTERS

No fim da Audiência Geral desta quarta-feira, 5, o Papa Francisco recordou que amanhã, 6, se celebra o Dia Internacional do Esporte para a Paz e o Desenvolvimento. “Espero que a data contribua para intensificar as intenções de solidariedade e as atitudes de amizade e de partilha fraterna”, declarou o Sumo Pontífice.

A data foi proclamada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 2013, e é celebrada anualmente em 6 de abril. Sua criação e comemoração está diretamente associada ao ato constitutivo da própria UNESCO, de 1945, que afirma: “se a guerra nasce na mente dos homens, é na mente dos homens que devem ser construídas as defesas da paz”.

Leia mais
.: O esporte ensina que com perseverança podemos ser melhores, diz Papa
.: Treino, disciplina e motivação: esporte é metáfora da vida, indica Papa

Esporte, gerador de comunidade

Especialmente no contexto de um mundo em conflito, o esporte se apresenta como uma ferramenta “geradora de comunidade” e um “símbolo de unidade”. Em setembro do ano passado, na conclusão da Cúpula Internacional do Esporte, realizada no Vaticano, o Papa Francisco já havia falado sobre a necessidade de difundir a cultura da paz, a partir das relações com o próximo. “Se o mundo do esporte transmite unidade e coesão, pode se tornar um aliado formidável na construção da paz”, afirmou o Santo Padre.

Saiba mais na reportagem abaixo:

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo