Audiência no Vaticano

O esporte ensina que com perseverança podemos ser melhores, diz Papa

Francisco recebeu no Vaticano os atletas da Federação Italiana de Pentatlo Moderno

Da redação, com Vatican News

Foto: ABACA via Reuters

Na manhã desta sexta-feira, 10, o Papa Francisco encontrou os representantes da Federação Italiana de Pentatlo Moderno e atletas da equipe nacional. O Pontífice iniciou anunciando que é a primeira vez que encontrava uma representação deste esporte. Recordando em seguida que o Pentatlo Moderno envolve esgrima, natação, equitação, tiro e corrida.

“Uma disciplina muito antiga”, disse, “que foi modificada nos tempos modernos desta maneira”. E completou dizendo que para praticá-la o atleta tem que dar o melhor de si em cinco esportes muito diferentes, que exigem diferentes habilidades e exercícios. Tendo como “a fisionomia de um atleta multifacetado e versátil, que desenvolve vários aspectos do corpo e da mente.”

Multiplica a função educativa

“Esta característica do pentatlo multiplica a função educativa do esporte. Eu diria que não é apenas uma soma, mas uma multiplicação, porque o pentatleta não é um robô que tem que realizar uma série de performances na perfeição, ele é uma pessoa, e portanto a operação é muito mais complexa”, comentou o Santo Padre.

Segundo o Pontífice, aí reside o valor educativo, pois na vida todos são chamados a agir desta forma, implementando diferentes dimensões de si, dependendo dos contextos, relacionamentos, momentos, etc.

Francisco exemplificou afirmando que uma pessoa pode ser um gênio em matemática, mas não sabe fazer mais nada. “Certamente terá problemas na vida”, opinou. “Aqui”, continuou, “novamente emerge o valor do poliedro, de uma personalidade multifacetada, que pressupõe uma unidade forte, um centro sólido, uma grande coerência e, ao mesmo tempo, a capacidade de mudar, de se adaptar, de se mover… Uma estabilidade na versatilidade. E isto é um valor. Um valor que marca a maturidade das pessoas. Estabilidade, mas na versatilidade: sabe se mover, com estabilidade”.

Dimensão espiritual

O esporte pode ajudar as pessoas, destacou o Papa, porque ele ensina que com paciência, com exercício, com criatividade e perseverança se pode melhorar, se pode alcançar objetivos que pareciam impensáveis. “E isto acontece através de uma dimensão que está abaixo de todas as outras e as anima a todas, que é a dimensão espiritual”

Afirmando depois que se refere “à nossa relação com o significado de viver, nosso ser e nossas relações. E a capacidade lúdica ajuda esta dimensão espiritual, de fato, está enraizada no fato de ser madura e forte”.

Concluindo o encontro Francisco disse ainda: “No centro do ser humano há um coração, não em sentido físico, mas em sentido simbólico, um coração que sabe como receber e dar amor. E eu sei que vocês, como Federação, tentam se engajar nesta dimensão também com gestos concretos de solidariedade. Agradeço a todos! Esta é uma competição mais exigente, mas o prêmio preenche a vida e dura para sempre”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo