Nas audiências com Francisco, Kasim-Yomart Tokaev e Gustavo Francisco Petro Urrego abordaram questões ligadas aos seus países e as relações com a Santa Sé
Da Redação, com Vatican News
Nesta sexta-feira, 19, o Papa Francisco se encontrou com o presidente do Cazaquistão, Kasim-Yomart Tokaev, e com o presidente da Colômbia, Gustavo Francisco Petro Urrego. Após as audiências, os governantes também conversaram com o secretário para as Relações com os Estados e Organismos Internacionais do Vaticano, Dom Paul Richard Gallagher.

Papa Francisco e o presidente do Cazaquistão, Kasim-Yomart Tokaev / Foto: Vatican Media/Handout via REUTERS
No encontro com o líder do Cazaquistão, o Pontífice expressou satisfação pelas boas relações entre a Santa Sé e o país asiático, além de tratar de questões regionais e internacionais, com especial atenção aos conflitos e às questões humanitárias. Ele citou a importância de esforços urgentes para a promoção da paz e para a estabilidade no mundo.
Na tradicional troca de presentes, Francisco deu ao líder cazaque uma estátua de São Pedro, tendo ao fundo a cúpula da Basílica de São Pedro, documentos papais, a mensagem para a Paz deste ano e o livro sobre o Apartamento Pontifício das Audiências. Por sua vez, Kassym-Jomart entregou ao Pontífice um mosaico representando o Lago Karakol e uma obra artesanal do Cazaquistão dedicada à paz.

Papa Francisco e o presidente da Colômbia, Gustavo Urrego / Foto: Vatican Media/Simone Risoluti/Handout via REUTERS
Durante a audiência com o presidente Gustavo Urrego, o Papa também manifestou seu contentamento pelas boas relações entre a Colômbia e o Vaticano. Entre vários assuntos, foram tratadas a situação sociopolítica, a questão migratória e a preservação ambiental do país.
Por fim, o presidente colombiano presenteou o Pontífice com um poncho artesanal colombiano e café produzido no país, recebendo dele uma imagem de bronze representando mãos entrelaçadas.