Fé e esperança

Papa: mensagem de solidariedade às vítimas dos incêndios em Portugal

Fé para inspirar esperança e solidariedade, é pedido do Papa à nação portuguesa após tragédia

Da redação, com Agência Ecclesia

Mensagem foi enviada a Portugal através do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin /Foto: Arquivo CN

O Papa Francisco enviou na manhã desta quarta-feira, 18, uma mensagem de solidariedade às vítimas dos incêndios que atingiram o território português nos últimos dias. O pedido do Santo Padre foi para que a fé inspire sentimentos de esperança e solidariedade em todo país.

As palavras de pesar pelas “dramáticas consequências” da tragédia foram transmitidas ao presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Dom Manuel Clemente, através do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.

“Profundamente entristecido pelas dramáticas consequências dos incêndios destes dias no centro-norte de Portugal, o Santo Padre assegura sufrágios pelo eterno descanso dos falecidos e eleva preces ao Senhor, pedindo que console os atingidos pela tragédia nos seus afetos e nos seus bens”, escreveu o cardeal Parolin.

Na mensagem, Francisco falou sobre a necessidade da superação das adversidades e relembrou com carinho as instituições e as pessoas que se esforçaram no auxílio às vítimas. O Santo Padre, saudou todos que se disponibilizaram de boa vontade: “(…) ajuda eficaz com espírito generoso e fraterno”.

O Papa fez um apelo aos bispos das várias dioceses atingidas pelos incêndios, para que transmitam seus pêsames aos familiares dos que perderam a vida durante a tragédia, e que expressem aos feridos e desalojados solicitude e unidade espiritual. Por fim, Francisco concedeu sua bênção apostólica e consoladora a todos os portugueses.

As centenas de incêndios que afetaram no domingo vários territórios de Portugal, provocaram pelo menos 41 mortos, sete desaparecidos e dezenas de feridos, além de elevados danos materiais.

Leia também
.: Incêndios em Portugal: Igreja pede mudança de mentalidade
.: Santuário de Fátima doará 50 mil euros para ajudar vítimas de incêndios

.: Cáritas Portuguesa doa 150 mil euros para ajudar vítimas dos incêndios

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo