Encontro entre o Pontífice e Jakov Milatović abordou relações entre os Estados e contribuição da comunidade católica local para a sociedade montenegrina
Da Redação, com Vatican News
Nesta quinta-feira, 7, o Papa Francisco recebeu em audiência o presidente de Montenegro, Jakov Milatović. Na sequência, o líder montenegrino encontrou-se com o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, e o secretário para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais, Dom Paul Richard Gallagher.
Segundo comunicado emitido pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o Pontífice e o governante do país europeu abordaram, durante a reunião, a boa relação entre os Estados e alguns temas de interesse comum, como a contribuição positiva da comunidade católica local para a sociedade montenegrina, o caminho de Montenegro e de outros países dos Bálcãs Ocidentais rumo à integração total na União Europeia e os conflitos em Israel, na Palestina e na Ucrânia.
No tradicional momento da troca de presentes, o Papa ofereceu ao presidente de Montenegro uma escultura de bronze intitulada “Diálogo entre Gerações”; volumes de documentos papais; a Mensagem para a Paz deste ano; o livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020; e o volume sobre O Apartamento da Audiência Papal. Por sua vez, Milatović presenteou Francisco com uma representação da Virgem Maria em crochê, feita com técnicas de artesanato típico montenegrino.