Tensão

Papa faz apelo por diálogo na República Centro-Africana

Após o Angelus de hoje, Papa disse que segue com atenção e preocupação os acontecimentos na República Centro-Africana

Da Redação, com informações do Vatican News

O Papa Francisco tem acompanhado com preocupação os acontecimentos na República Centro-Africana. Após o Angelus desta quarta-feira, 6, na Solenidade da Epifania, fez um apelo por diálogo:

“Sigo com atenção e preocupação os acontecimentos na República Centro-Africana, onde recentemente se realizaram eleições, com as quais o povo expressou o desejo de prosseguir no caminho da paz. Convido, portanto, as partes a um diálogo fraterno e respeitoso, a rejeitar o ódio e a evitar todas as formas de violência”.

No último domingo, 3, a cidade de Bangassou, no leste da República Centro-Africana, foi tomada por grupos rebeldes. Segundo o bispo da cidade, Dom Juan José Aguirre Muñoz, a maioria da população fugiu para o vizinho Congo e houve saques.

“Talvez os rebeldes queiram entender quem será o próximo governo e não queiram machucar as pessoas por enquanto”, disse o bispo segundo matéria publicada no Portal Vatican News em 4 de janeiro. Os primeiros resultados da eleição presidencial de 27 de dezembro seriam divulgados na segunda-feira.

O Papa Francisco esteve na República Centro-Africana em 2015, durante sua viagem à África. Na ocasião, antecipando a abertura da Porta Santa pelo Ano da Misericórdia, abriu a Porta Santa na Catedral de Bangui, capital do país. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo