Papa Francisco acena ao Dia Internacional do Esporte para a Paz e o Desenvolvimento, instituído pela ONU e celebrado hoje
Da Redação
Celebra-se nesta quarta-feira, 6, o Dia Internacional do Esporte para a Paz e o Desenvolvimento, data instituída pela ONU. Ao final da catequese de hoje na Sala Paulo VI, Papa Francisco recordou a data, exaltando o esporte como um caminho de harmonia.
Leia também
.: “Dar o melhor de si” é primeiro documento do Vaticano sobre esporte
“Dirijo-me aos homens e às mulheres do esporte, para que através da sua atividade possam ser testemunhas ativas de fraternidade e de paz. O esporte, com seus valores, pode desenvolver um papel importante no mundo, abrindo caminhos de harmonia entre os povos, desde que nunca perca a sua capacidade de gratuidade: o esporte pelo esporte, e não se torne comercial. Aquele amadorismo próprio do verdadeiro esporte”, disse.
A data é celebrada anualmente em 6 de abril com o propósito de recordar que a prática esportiva também promove solidariedade e respeito. Em 2022, o lema é: “Assegurando um Futuro Sustentável e Pacífico para Todos: a Contribuição do Esporte”. Com a temática, a ONU destaca o papel do esporte no combate à crise climática e na mobilização de ações para reduzir as emissões de gases que causam o efeito estufa.
Leia também
.: Igreja e esporte oferecem contribuição preciosa à sociedade, diz Papa
.: Papa reforça valores do esporte e do trabalho em equipe