Fórum sobre Alimentação

Papa encoraja jovens da FAO a lutar por um futuro melhor

Papa enviou mensagem ao Fórum Mundial sobre Alimentação, organizado pelo Comitê da Juventude da FAO

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

O Papa Francisco encoraja os jovens a serem decididos e a lutarem por um futuro melhor. Ele enviou uma mensagem ao Fórum Mundial sobre Alimentação realizado em Roma, a partir desta sexta-feira, 1°, até 5 de outubro. O evento é organizado pelo Comitê da Juventude da FAO, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.

O Fórum é destinado à promoção da ação liderada por jovens para a transformação dos sistemas alimentares. A mensagem papal foi lida pelo secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin.

Francisco destaca o empenho de jovens do mundo inteiro que, com criatividade e energia, buscam enfrentar as causas estruturais da atual crise alimentar. “O seu presente para nós é fornecer soluções inovadoras para resolver problemas antigos e a coragem de não serem limitados por um pensamento míope que se recusa a mudar.”

Há poucas semanas, recorda a mensagem, foi realizada, em Nova York, a Cúpula da ONU sobre os Sistemas Alimentares. Na ocasião, líderes do mundo todo comprometeram-se a trabalhar juntos para alcançar o objetivo 2 do Desenvolvimento Sustentável: a erradicação da fome no mundo. “As suas palavras são uma promessa a nossos irmãos e irmãs, a nossos filhos e filhas e a nossos netos.”

Leia também
.: Fome é um crime que viola direitos humanos básicos, alerta Papa
.: Caritas: justiça alimentar deve incluir mulheres e agricultores locais
.: Em mensagem, Papa pede sistemas alimentares resilientes para vítimas da fome

“Sejam intrépidos, decididos, firmes em seus propósitos”

Daqui, surge o pedido do Papa aos jovens: que sejam intrépidos e decididos, que permaneçam unidos e firmes em seus propósitos. “Não sejam mesquinhos em seus sonhos, lutem por um futuro melhor e transformem esses anseios em ações concretas e significativas. Deixem para trás rotinas e falsas ilusões e regenerem este mundo abalado pela pandemia. Esta será uma realidade feliz se vocês semearem solidariedade, criatividade e nobreza de espírito”, escreve Francisco.

O Papa ressalta que aqueles que devem cumprir os compromissos assumidos nos últimos meses não devem decepcionar as novas gerações. A exortação do Pontífice é para que se dê atenção ao anseio de mudanças dos jovens. “Escutem suas preocupações e inspirem-se em sua visão, pois é o nosso presente que definirá o seu futuro”, destaca.

A mensagem se encerra propondo a esperança frente ao desespero, convidando à unidade na missão de garantir que ninguém fique sem os meios necessários para levar uma vida digna.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo